Contatos

Contatos

terça-feira, 4 de novembro de 2014

“Conversarei com todos, mas governarei só com quem acreditou no meu sonho”

Robinson Faria afirma que abrirá dialogo, mas quer manter escolha de perfil técnico no Governo do Estado.
O Governo Robinson Faria terá um perfil técnico e os que forem indicações políticas deverão ser de aliados. Pelo menos, foi isso que antecipou o governador eleito pelo PSD em entrevista concedida na manhã de ontem. Não que ele não queira dialogar com quem apoiou Henrique Eduardo Alves na disputa pelo Governo.

“Conversarei com todos os políticos, não tenho inimigos, tenho adversários. Mas governarei com coerência. Serei parceiro de quem apostou no meu sonho”, garantiu.

Uma prova disso, inclusive, deverá acontecer nos próximos dias, quando Robinson Faria pretende agendar com a bancada federal (isso inclui Henrique) uma reunião para definir pautas de prioridades para o Estado. “Não irei perseguir ninguém. Não deixarei de fazer um convênio numa cidade porque o povo é do PMDB, ou do DEM, mas não vou punir o povo. Vou governar para todos os municípios. Serei um governador municipalista”, acrescentou.

Robinson Faria antecipou que, na próxima quarta-feira, vai se reunir com a presidente da República reeleita, Dilma Rousseff, do PT, para ter uma primeira conversa. A expectativa é que o dialogo aconteça de forma amistosa, dado o apoio dele a reeleição dela. “O nosso palanque só tinha ela, diferente do palanque do acordão, que em alguns momentos acenava para Eduardo Campos, até ele morrer, depois para Aécio Neves e, depois que ele deu uma crescida, o grupo do acordão passou a se aproximar de Aécio, adesivando carros com os dois. E isso foi muito ruim para ele, porque ficou um candidato híbrido. Incoerente”, relembrou Robinson Faria.

Por sinal, essa não foi a única “cutucada” que o governador eleito deu no “acórdão” adversário durante a entrevista, concedida na 96 FM na manhã de hoje. Robinson Faria relembrou que derrotou um palanque formado por 85% da classe política do Estado e enfrentou uma campanha “do ódio”. “O ódio no estilo de raiva, de perseguição, foi derrotado, porque isso vem dos caciques potiguares, que foram todos derrotados de uma só vez”, afirmou.

“Nunca houve na história do RN uma eleição tão desproporcional para um candidato como essa de 2014. Tinha cidade que eu chegava como Assu e Pau dos Ferros que eu não tinha palanque para subir e, em muitas dessas cidades, eu venci. Ou seja: as pessoas anônimas, quando eu dizia que era candidato, e era execrado, motivo de chacota, deram a resposta”, acrescentou Robinson Faria.

ASSEMBLEIA

“Virada essa página”, Robinson Faria espera dar uma demonstração desse diálogo que marcará sua gestão, inclusive, na Assembleia Legislativa do RN. Tendo feito apenas oito deputados estaduais, o governador eleito acredita que vai poder conversar com todos os parlamentares e conseguir a tão falada governabilidade.

“Vou reunir os oito deputados e, a partir desses, costurar acordos, até porque eu não tenho inimigos na Assembleia, tive adversários circunstanciais”, afirmou Robinson Faria, deixando claro que não deverá interferir, por exemplo, na eleição para a presidência da Casa. “Essa eleição será uma decisão interna corporis da Assembleia. É lógico que os deputados vão dialogar com o governador, mas não que essa decisão seja a interferência”, acrescentou.

“Não vou pedir nenhum dia, nem vou olhar no retrovisor”

Cuidado com o pagamento de fornecedores, mas nada de retrovisor. Foi isso que o governador eleito Robinson Faria, do PSD, garantiu na manhã de hoje, em entrevista concedida a rádio 96 FM. Ele disse ainda que não pedirá nenhum dia para começar a “dar respostas” e vai focar, principalmente, na segurança pública, fazendo um governo com concessão de benefícios para o policial militar em troca de “resultados” no combate a criminalidade. “Vou estabelecer metas. Quero respostas imediatas”, afirmou Robinson Faria.

A entrevista foi concedida ao jornalista Diógenes Dantas e Robinson Faria fez questão de deixar claro dois pontos: não haverá medidas impopulares no início do governo e nem a utilização do retrovisor. “Não, não (vou falar do governo Rosalba Ciarlini). Eu sou contra (usar o retrovisor). Eu sou muito ousado e essa minha ousadia me fez governador do Estado. Eu tenho uma reflexão e não vou repetir aquele clichê de quem se elege sempre para ser prefeito ou para governar que é ‘eu preciso de um tempo para arrumar a casa’. Eu quero entrar já mostrando uma resposta. Eu quero olhar para frente e não buscar desculpas, não olhar para o retrovisor. Se eu assumi o risco, eu vou ter ousar e acertar”, garantiu o governador eleito.

Outro “clichê” que Robinson garantiu que não utilizará neste início de novo governo é o do “tempo”. Não quer um mês, uma semana, nem mesmo um dia. Quer começar a mudar o Estado já a partir do primeiro dia de nova gestão. “Não vou pedir nenhum dia. Quero começar já no primeiro dia dando uma resposta para o povo que elegeu Robinson Faria”, prometeu.

“Esse discurso eu sou contra e a população não aceita mais. A população votou num candidato e ela espera que ele tenha competência para resolver a sua vida”, justificou Robinson Faria ao dizer o porquê de não querer prazos e nem falar do governador antecessor.

E onde as respostas poderão ser dadas logo no início do governo, Robinson Faria citou como exemplo a segurança pública e a saúde. “Na segurança pública, vou conversar com a corporação que confia em mim, a Polícia Militar. Vou cumprir as promoções verticais, desde que a PM garanta, também, a segurança do povo na rua. Não adianta eu atender a PM e continuar a onda de violência. Vou estabelecer metas. Quero respostas imediatas”, cobrou Robinson Faria.

Sobre a saúde, uma das medidas imediatas do futuro governador será acabar com a indicação “política” dos diretores de hospitais. “Será o perfil técnico. E se não cumprir as metas, será demitido”, acrescentou Robinson Faria, seguindo uma linha, por sinal, que se estendeu durante boa parte de sua entrevista: a afirmação de que a sua gestão será técnica e formada não apenas por indicações políticas.

AUDITORIA

Robinson Faria também negou que pretende realizar auditorias no Governo Rosalba Ciarlini – fará apenas nas dívidas que assumir da atual gestão. Segundo o atual governador, essa será uma das medidas para preservar a atual “harmonia” que ele encontrou no Governo do Estado desde que ganhou a eleição e espera manter durante esse período de transição.

“Vamos fazer um levantamento até porque o Estado está no limite prudencial. Vamos fazer um levantamento da folha, que é natural; um levantamento dos serviços terceirizados; e da dívida ativa do Estado, o que o Estado tem a receber e os empréstimos que estão aí já perdendo a sua fase de carência. Ou seja: qual serão os primeiros compromissos que iremos assumir a partir de janeiro”, explicou.

Robinson nega medidas impopulares e promete cobrar dívida do RN

Apesar de evitar os clichês, Robinson Faria acabou repetindo um durante a entrevista: “irá governar em parceria com o servidor público”. A diferença é que o futuro governador mostrou que tem uma análise diferente com relação à repartição de competências. “O servidor não tem culpa do Estado não ter crescido. Isso é uma desculpa que eu não aceito. O que o Estado tem é que ter competência para buscar projetos, ter planejamento, ter capacidade de crescimento e, sobretudo, cortar gorduras”, afirmou Robinson, descartando que irá se utilizar da crise financeira para não permitir melhorias nas condições de trabalho do funcionalismo ou atrasar a folha de pagamento.

Robinson Faria não explicou o que seriam esses “cortes de gorduras”, mas também não confirmou, apesar da insistência do entrevistador, que poderá se utilizar de “medidas impopulares” no início da gestão – como o corte de salários e congelamento de salários. Na verdade, o futuro governador espera aumentar o volume de recursos nos cofres estaduais com o incentivo a economia e, principalmente, a cobrança da dívida ativa.

“O que temos que ver no Estado? A cobrança da dívida ativa. O Estado tem muito dinheiro a receber. Por que esse dinheiro não entra? O que está dificultando isso?”, questionou Robinson Faria, sendo lembrado que o montante que o Rio Grande do Norte tem a receber de devedores é algo em torno dos R$ 3,8 bilhões – o que representaria quase um terço do atual orçamento estadual.

DÍVIDAS

Robinson Faria também prometeu pagar as dívidas do Estado, mas afirmou que, para isso sim cobrará uma auditoria. “Vamos renegociar as dívidas. O Estado não vai dar calote em ninguém. O RN será um estado que vai cumprir rigorosamente os seus pagamentos. Não tenho idéia ainda da dívida e vou fazer uma auditoria nessas dívidas. Quais são as que, realmente, tem um amparo legal, até para não fazer um pagamento indevido”, explicou.

DUODÉCIMO

Com relação a outro grave problema da gestão atual, o pagamento do duodécimo aos poderes e órgão auxiliares (que chegou a atrasar o salário dos servidores do Ministério Público do RN em outubro), Robinson Faria que vai pagar em dia e, desta forma, evitar as conseqüências negativas dos constantes atrasos e cortes orçamentários que foram feitos: a judicailização.

“Nada será judicializado comigo, porque eu vou cumprir a nossa carta magna. Na hora que eu cumprir o duodécimo da Assembleia, do Judiciário, do MP, não tem o que discutir. Não vou também contingenciar. O que eu tenho obrigação de resgatar a capacidade de investimento do Estado, rever a questão tributária, porque nosso Estado não está atraente. O nosso Estado involuiu na questão econômica e social”, garantiu Robinson Faria.

Robinson Faria descartou que vai interferir nos demais poderes e nos gastos deles. Segundo o futuro governador, o pedido de redução de despesas será feito por meio do “exemplo”. “Vou dar o exemplo. Só posso responder pelo Executivo. Eu não posso interferir no Legislativo, no Judiciário… Nós vamos fazer um pactuo aberto, onde cada um irá responder pelo seu poder”, afirmou.

Transição começa hoje, mas secretariado só sai em dezembro

Marcada para ser “apresentada” hoje a população do RN – sem nenhuma pompa, diga-se – a equipe de transição do Governo Robinson Faria já conta com quatro nomes certos: o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), Adriano Gadelha (PT), a advogada Tatiana Cunha e o vice-governador Fabio Dantas (PC do B), que será o coordenador do grupo. Dois outros nomes, técnicos, deverão ser fechados durante a tarde.

“Espero que a transição ocorra, primeiro, num clima de muita harmonia, de convivência bem saudável. O governo já sinalizou que estará pronto para colaborar com a equipe de transição. Aguardo ainda dois nomes de perfil técnico. Eu fiz um pedido ao diretor da Caixa, que me cedesse o nome de um engenheiro, até porque todos os projetos do Estado, praticamente, se encontram na Caixa Econômica Federal, e também um nome da Universidade (UFRN), um especialista em orçamento. E com esses nomes que irão chegar, iremos completar a nossa equipe de transição”, afirmou Robinson Faria.

Segundo o governador eleito, dos que já estão confirmados para a equipe, destaque para os aliados petistas. “Um convidei pessoalmente e confio muito no seu trabalho, e na campanha teve um papel fundamental, e é uma pessoa muito estudiosa, que é o deputado Fernando Mineiro. O outro nome eu solicitei a deputada Fátima Bezerra, indicou o nome de Adriano Gadelha”, contou Robinson.

O futuro governador afirmou que irá participar eventualmente dessa equipe de transição. “Não existe mais o clima de hostilidade do rompimento (com o governo Rosalba Ciarlini, no início de 2011), muito embora não tenha existido nenhum entendimento político. Houve apenas um desarmamento com relação ao passado, que não interessa mais aqui relembrar”, garantiu Robinson.

Uma conversa entre ele e Rosalba, inclusive, já foi feita e a atual gestora garantiu que ajudará Robinson no que for preciso. “Falei por telefone e ela me disse que estaria pronta para colaborar com a sua equipe e hoje a tarde também iria indicar os nomes que iriam ajudar na transição”, acrescentou.

PERFIS TÉCNICOS

Se dentre os seis nomes da equipe de transição, três tem perfis, principalmente, políticos, Robinson Faria garantiu que no seu governo os nomes serão técnicos. “A equipe de transição não significa que será uma pré-escolha da equipe de governo”, afirmou Robinson, acrescentando que a definição do secretariado deverá acontecer de forma gradual. “Vamos começar pelos principais nomes em dezembro”, antecipou.

“A bem da verdade, e é importante repetir, que eu falei antes de me eleger, que o meu governo será técnico. Eu estou tendo uma oportunidade histórica. Eu sou um governador de Estado eleito que não tenho nenhuma amarra”, repetiu Robinson Faria, respondendo a quem dúvida que essas escolhas acontecerão: “aguarde o resultado. Todo governo tem uma natureza política, mas a equipe terá uma predominância técnica. Porque só salvaremos o Estado se tivermos uma equipe com planejamento, que saiba planejar, que saiba liberar convênios, e o tempo e muito curto. Você não pode mais devolver dinheiro para Brasília por falta de projetos”

O futuro governador afirmou também que pretende privilegiar “as mentes locais”. “Não vou contratar consultorias de fora, vou dar vez a esses IFRNs, a UFRN, as inteligências locais que nunca foram ouvidas. Vou montar um núcleo de pensadores, como foi no governo de Cortez Pereira, em 1970. Vou convocar a sociedade civil para governar comigo. Vou pedir um membro da Fecomercio, do comércio varejista, do Agronegócio e vou montar um grupo de colaboradores que vão ajudar o RN para preparar projetos para a próxima geração e não a próxima eleição”, prometeu.
JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário