Contatos

Contatos

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Meninas de 12 e 13 anos podem receber vacina contra o HPV até dezembro!

De acordo com alerta do poder público, não há proteção sem a segunda dose da vacina.
Para garantir imunização contra papilomavírus humano, o chamado HPV, meninas na faixa etária de 12 e 13 anos podem receber vacina gratuita na rede pública de saúde até o fim de dezembro. A vacina quadrivalente previne contra doenças, inclusive câncer de colo de útero. Em 2015, a imunização estará disponível para meninas de 9 a 11 anos, e em 2016 apenas para a faixa de nove anos.

O Ministério da Saúde incluiu a vacina no calendário de imunização este ano. Para garantir proteção, a imunização deve ser feita em três doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda e de até cinco anos da segunda para a última dose.

Segundo dados da pasta, 97,7% do público-alvo passaram pela primeira fase da imunização, mas apenas 49% das 4,9 milhões de meninas na faixa etária tomaram a segunda dose.

De acordo com alerta do poder público, não há proteção sem a segunda dose da vacina. A orientação é para que as meninas de 11 a 13 anos procurem o posto de saúde mais próximo, mesmo que não tenha tomado a primeira dose. A vacina é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e 175 milhões de pessoas foram imunizadas em todo o mundo, até 2013.

Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário