Contatos

Contatos

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Representantes municipalistas dos Estados apresentam suas preocupações durante reunião com Ziulkoski

Representantes municipalistas de diversos Estados apresentaram suas preocupações e propostas de ações em busca de soluções para os problemas da administração municipal.
Os gestores estavam em reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios, na manha desta terça-feira, 4 de junho, com o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski. E o principal item da pauta foi a programação da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
O prefeito mineiro de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, reconhece a importância do encontro para os representantes de vários Estados brasileiro.
“Temos que fazer um condensamento de propostas para apresentar ao governo e ao Congresso desta pauta que é tão importante para todos os Municípios. Mas também é fundamental sair daqui com a consciência de que temos que mobilizar os prefeitos em nossas regiões”, disse o prefeito, que é integrante da diretoria da Confederação.

Durante a apresentação feita pelo líder municipalista, alguns prefeitos se pronunciaram. Como por exemplo, o presidente da Associação Goiânia de Municípios (AGM), Cleudes Baré que destacou importância de envolver a comunidade nos debates. “Temos que convergir alguns pontos para fazer uma ampla discussão e criarmos um marca histórica”, afirmou.

Já para a presidente da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Maria das Dores de Oliveira, conhecido como Dorinha, são necessárias ações voltadas á capacitação dos prefeitos e de toda a gestão é fundamental. “O prefeito não é um profissional é um político”, ponderou ao falar sobre as responsabilidades assumidas por este representante público. Ela salienta: “prefeito em cargo responde por toda uma gestão”.

Cumprimento de leis 

De acordo o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Pedro Celso Zuchi, além de problemas financeiros, os Municípios estão complicados com o cumprimento das leis aprovadas. Ele citou as novas leis de resíduos sólidos e do ensino integral. "Aja cadeia para colocar prefeitos", disse Zuchi ao se referir ao prazo para o cumprimento das determinações legais, e a responsabilização pelo não cumprimento das determinações. “As leis que envolvem os Municípios deveriam passar por um crivo da CNM, que é a nossa representante. Quem tem que cumprir deveria ser ouvido”, ponderou o representante catarinense. Ele conscientiza: “temos que nos preocupar com as leis que estão sendo aprovadas, depois não tem o que fazer. Tem que cumprir”.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM-MG), Antônio Carlos Andrada, levantou algumas proposições. Entre elas a de manter a pauta da marcha rica e extensa, e de promover outras mobilizações para que os prefeitos apresentem a indignação trazida dentro do peito e exijam soluções daqueles que se dizem municipalistas. “Temos que ter voz dentro dos poderes, e temos que ser tratado como os demais entes da federação”, disse o presidente da entidade mineira.

Nos momentos finais da reunião, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, também levantou alguns temas polêmicos. O fim das emendas parlamentares e o repasse deste recurso de forma que alcance todos os Municípios foi uma delas.

Participantes

Além dos representantes que se pronunciaram durante o encontro, a reunião contou com a presença dos presidentes da Associação Goiânia de Municípios (AGM), Cleudes Baré; da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal; da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Vitorino Cherque; da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Helder Barbalho; da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria; da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim; da Associação dos Municípios dos Estado do Ceará (Aprece), Adriana Pinheiro, da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM-MT), Antônio Andrade; da Associação Alagoana de Municípios (AMA), Marcelo Beltrão; e da Federação Goiânia de Municípios (FGM), Divino Alexandre.

Também os presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amofro-RS), Ricardo Gadret, da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amarja-RS), Carlos Sandrey; da Associação dos Municípios da Serra do Teixeira (Amust), Everton Vitória; da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), Everaldo dos Santos; da Associação dos Municipios da Microrregião do Seridó Ocidental (Asmo), José Vilton da Cunha; da Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc), Carlos Kercher; da Associação dos Municípios da Região Carbonifera (Asmurc), Marcelo Schresmert,

E os representantes da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Zenaide Ribas; da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), Irapuam Jorge; da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfor-RS), Ricardo Gadret; e da Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica,Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (Amuat), Edegar Verbaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário