Contatos

Contatos

sábado, 9 de novembro de 2013

Formação geológica do estado causou abalos em Pedra Preta. Aponta técnicos da UFRN

A explicação para os seguidos abalos em Pedra Preta está na formação geológica do Estado, segundo os técnicos do laboratório da UFRN. O Rio Grande do Norte está na borda da chamada bacia potiguar, a região tectônica mais ativa do país.

Nos passado, os municípios de João Câmara (RN) e Palhano, no Ceará, registraram fenômenos semelhantes, seguidos de tremores de maior magnitude.

Uma formação geológica é um conjunto de rochas ou minerais que tem características próprias, em relação à sua composição, idade, origem ou outras propriedades similares. É a unidade básica fundamental da litoestratigrafia, para a nomeação de um conjunto de rochas. Para ser classificada como formação, este conjunto de rochas necessita, além de ser distinguível de outros conjuntos de rochas, possuir distribuição geográfica ampla o suficiente para ser mapeável individualmente, em superfície e/ou em subsuperfície. Formações não são definidas pela espessura dos extratos de rocha que a constituem e portanto a espessura de formações pode variar amplamente. Uma formação pode ser subdividida em membros ou agrupada em grupos.

Um exemplo brasileiro de formação é a borda da chamada bacia potiguar, a região tectônica mais ativa do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário