Contatos

Contatos

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

STR de Riacho da Cruz conclui entrega de 71 cisternas a comunidades Rurais

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riacho da Cruz na presidência do senhor João Maria Soares, em parceria com a DIACONIA e governo Federal concluiu a entrega de 71 cisternas a comunidades rurais de Riacho da Cruz.
A construção de cisternas que acumulem a água da chuva captada nos telhados, estocando-a para os períodos de estiagem, é uma solução simples, relativamente barata e que pode pôr fim definitivamente à falta de água para o consumo humano em todo o Semi-árido brasileiro. Esse é o objetivo a ser atingido em cinco anos pelo Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), coordenado pela Articulação do Semi-árido (ASA), uma coalizão de mais de 750 entidades e organizações da sociedade civil de 11 estados - Igrejas Católica e Evangélica, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, movimentos sociais, organismos de cooperação nacionais e internacionais, públicos e privados.
O P1MC se propõe como meta construir um milhão de cisternas em um prazo de cinco anos, beneficiando diretamente mais de 5 milhões de pessoas.A construção das cisternas é precedida e acompanhada de um processo de mobilização e capacitação das comunidades sobre as formas de convivência com o Semi-árido, a necessidade de gerenciamento dos recursos hídricos, a construção de cisternas, a administração dos recursos públicos e dos recebidos do P1MC.
O programa de construção de cisternas reforça o processo de organização da sociedade civil. Para ser incluído no programa, o município precisa ter Fórum Popular de Políticas Públicas ou Fórum de Orçamento Participativo, o que tem contribuído para a criação ou reativação de instâncias de participação da sociedade civil.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, além da presença dos fóruns, a escolha dos municípios recaiu inicialmente sobre os que se encontravam no polígono da seca em situação de calamidade pública.Agora, o atendimento será dirigido prioritariamente aos que foram incluídos no Programa Fome Zero. As famílias a serem beneficiadas são escolhidas pelos fóruns do município. Os critérios de escolha priorizam a presença de mulheres como chefes de família; crianças até seis anos; crianças e adolescentes freqüentando a escola; adultos com 65 anos ou mais; pessoas com necessidades especiais; distância da fonte de água; e participação da família nas organizações da comunidade. Além disso, a família tem de participar, cavando o buraco para conter a cisterna.
Segundo João Maria as comunidades rurais beneficiadas em Riacho da Cruz foram: Sitio Aracajú, cajuais I, II e III, Barandão, São Pedro, Lagoinha I e II, Riacho Verde, Fechado, Pau Branco, Novo Horizonte, Extrema, São João, Riacho do Canto, São Paulo, Pedra Ferrada, Passagem Limpa, Santa Clara e Lagoinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário