Contatos

Contatos

sábado, 23 de junho de 2018

Cultura...Caboclos de Major Sales se tornam patrimônio cultura e imaterial do RN!

Matéria foi sancionada na edição desta quinta-feira, 21, pelo governador Robinson Faria, e publicada no Diário Oficial do Estado
O governador Robinson Faria (PSD) sancionou a lei 10.373, de 20 de junho de 2018, que declara patrimônio cultural, imaterial e histórico do Estado do Rio Grande do Norte, o “Concurso de Caboclos de Major Sales”, realizado no município de Major Sales, localizado a 427 quilômetros de Natal. A matéria já havia sido aprovada na Assembleia Legislativa, em novembro do ano passado.

Para quem não conhece, Caboclos de Major Sales foi criada em 1924 pelo boiadeiro José Berto da Silva, que teve como inspiração a dança indígena, com sua pisada forte e evoluções cadenciadas. Os Caboclos, segundo o escritor e folclorista Câmara Cascudo, são oriundos da Península Ibérica, mas são comuns em toda América Latina, segundo o site Patrimônio Imaterial do RN (http://patrimonioimateria.wixsite.com/patrimonioimaterial).

A apresentação é realizada durante a Semana Santa, onde acontece a malhação do Judas. Com estrutura musical formada por sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro, sua base coreográfica tem de doze a 26 brincantes (dançando sempre em roda), envolvidos em passos característicos e mantendo o “Judas” no centro – onde é pisoteado, agredido com bastões empunhados, extraído de marmeleiros da vegetação catingueira local. Quando estão se apresentando, os dançarinos emitem um som gutural, onomatopaico de ira, incessante, e seus sapateados ajudam a compor a base de percussão.

O projeto de lei que transformou os Concurso de Caboclos de Major Sales patrimônio cultural, imaterial e histórico foi apresentado pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PSDB). O parlamentar destacou que o evento já era considerado uma tradição da região do Alto Oeste, responsável pelo resgate cultural de toda a região, movimentando também a economia tanto local como de municípios circunvizinhos.

“Ficamos felizes com a aprovação em plenário do projeto de nossa autoria. Isso é o reconhecimento desse importante festival não apenas para Major Sales, mas também para toda a região do Alto Oeste”, afirmou Fernandes.

Ciro Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário