Contatos

Contatos

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Saúde de Viçosa alerta para os perigos da automedicação!

Especialista afirma que remédios podem mascarar doenças graves. Uso incorreto do anti-inflamatório pode ocasionar problemas gástricos.
Quem nunca tomou um remédio sem prescrição médica quando estava com febre ou resfriado? De acordo com estatísticas da organização mundial de saúde, 50% dos pacientes em todo o mundo tomam remédios de forma incorreta. A equipe de saúde de Viçosa alerta a população sobre os perigos da automedicação.

O Farmacêutico Leonardo Fernandes explica que uma leve dor de cabeça ou um mal estar em alguns casos podem ser sintomas de uma doença grave e automedicação pode mascarar esses problemas.

"Nós vivemos em uma zona tropical, onde as doenças tem sintomas muito genéricos. São sintomas que não são tão específicos. Normalmente buscamos um analgésico, um antiinflamatório. Esse uso indiscriminado, sem ter um acompanhamento médico não vai resolver qual é o problema principal dessa doença, como também pode dificultar o diagnóstico", afirma.

O farmacêutico ainda esclareceu que cabe ao médico diagnosticar doenças, identificar sintomas e, a partir disto, indicar qual o melhor medicamento e a dosagem correta para que você fique bem. Enfatizando que a automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte. A receita médica é a garantia de que houve uma avaliação profissional para que determinado paciente utilize o medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário