Contatos

Contatos

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Prevenção...Viçosa reforça distribuição de coleira que combate a leishmaniose

Prefeitura pretende colocar coleira de combate e prevenção em todos os cães da cidade
A Prefeitura de Viçosa, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma campanha de conscientização da população, com a distribuição de folhetos explicativos, convidando-a a trazerem seus cães para receberem suas coleiras de combate e prevenção à Leishmaniose visceral. A intenção é atingir todas as residências do Município, abrangendo toda a população sobre as formas de contágio, os sintomas, o tratamento e a necessidade de se comunicar as autoridades de saúde sobre eventuais riscos da doença no território municipal.
A Leishmaniose visceral, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi.

Embora alguns canídeos (raposas, cães), roedores, edentados (tamanduás, preguiças) e equídeos possam ser reservatório do protozoário e fonte de infecção para os vetores, nos centros urbanos a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.

A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado. Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.

SINTOMAS - Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.



Imagens na Hora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário