Contatos

Contatos

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Alto Oeste e Seridó lideram ranking de leitores no interior do RN!

As regiões do Alto Oeste e Seridó Potiguar são as regiões que lideram o ranking de leitores no interior do RN, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE/RN).
Os números apresentados pelo IDE nesta segunda-feira (24) em Natal, mostram que, com relação ao aspecto geográfico, observou-se que as regiões Alto Oeste (43,51%) e Seridó (41,28%) são as que revelaram maior índice quantitativo de leitura, enquanto a região Leste foi a de menor valor deste indicador, com apenas 28,89%.

De acordo com a pesquisa, quase dois terços dos potiguares não se consideram leitores regulares de livros. Dos que se declararam contrários a isso, cerca de 66% são mulheres, mostrando que, no geral, a intensidade de leitura aumenta com o grau de escolaridade.

Uma das principais constatações da pesquisa inédita revela que 63,34% dos entrevistados, aproximadamente dois terços do total, não se declararam leitores regulares de livros. Os que se afirmaram como tal representam 36,66%, o terço restante. Esses declararam ainda que leem os mais variados gêneros da literatura, desde romance, que apareceu no levantamento como o mais lido no Estado, passando por crônicas e até biografias.

De acordo com a pesquisa, as mulheres que se declaram leitoras (66,67%) constituem-se o dobro dos homens (33,33%). Proporcionalmente, as mulheres com idade superior ou igual a 45 anos são as que mais leem no Estado enquanto que, no grupo dos homens, os que mais leem são os mais jovens, com idade compreendida entre 14 e 44 anos.

Sobre a quantidade de livros lidos, o levantamento apresentado pelo IDE também traz informações relevantes. Dos entrevistados, 25,45% afirmaram que já leram dois livros em 2015. A respeito da aquisição deles, os pesquisados declararam que 32,27% foram comprados, seguido do empréstimo de amigos e familiares (27,64%) e das bibliotecas (18,53%). Com relação à internet, apenas 38,27% responderam que acessam obras literárias pela rede.

A pesquisa do IDE ouviu 1.203 pessoas em 25 municípios do Estado e foi tornada pública durante a 9ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler, que acontece até amanhã (25), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), em Natal. O evento é promovido pelo IDE, Instituto C&A, Secretaria Municipal de Educação de Natal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim e Secretaria de Estado da Educação e Cultura e destaca o direito do ser humano à leitura.

De acordo com Cláudia Santa Rosa, diretora executiva do IDE, os objetivos da pesquisa eram conhecer o perfil do público leitor do Estado, suas práticas de leitura e suas principais dificuldades de acesso ao livro. “Esses números são valiosos, pois podemos agora subsidiar as ações de incentivo à leitura de maneira mais consistente no Rio Grande do Norte, levando sempre em consideração a necessidade de elas serem contínuas”, destaca Cláudia.

Os municípios pesquisados por região foram: Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante (Grande Natal); Caicó, Currais Novos, Acari e Parelhas (Seridó); Mossoró, Assú, Caraúbas e Areia Branca (Médio Oeste); Itaú, Pau dos Ferros, Patu e Alexandria (Alto Oeste); Touros, Goianinha e Canguaretama (Leste); Nova Cruz, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e Tangará (Agreste/ Trairi); João Câmara, Macau e Lajes (Central). A cidade de Natal já havia sido objeto de pesquisa semelhante, também realizada pelo IDE, em julho do ano passado.

A pesquisa foi encomendada pelo IDE/RN ao Instituto Certus para avaliar a relação dos potiguares com a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário