Contatos

Contatos

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Ministro Henrique Alves inicia preparação para o revezamento da tocha olímpica nos estados!

Tocha olímpica percorrerá cerca de 300 municípios brasileiros no ano que vem.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, iniciou nesta, em Aracaju (SE), uma série de reuniões preparatórias, em todas as capitais brasileiras, para o revezamento da tocha olímpica. Na ocasião, o ministro ressaltou a relevância e a oportunidade do revezamento para ampliar a visibilidade do país no exterior e conclamou as cidades a realizarem grandes celebrações durante a passagem da chama. A tocha olímpica percorrerá cerca de 300 municípios brasileiros a partir de maio do ano que vem. A tocha vai pernoitar em Natal e Mossoró. Também haverá celebração pela passagem da tocha olímpica nas cidades de Parnamirim, Lajes, Angicos e Assú.

“Queremos fazer do revezamento da tocha olímpica o grande momento para o Brasil se mostrar ao mundo. Vimos o que o Reino Unido fez quando a tocha passou por lá. Já pensou no que podemos fazer neste país continental, diverso, com povo hospitaleiro e belas paisagens?”,  disse o ministro a uma plateia composta pelo governador de Sergipe, Jackson Barreto; o prefeito de Aracaju, João Alves Filho; o ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser; além de autoridades e parlamentares de Sergipe.

O ministro comparou os números da Copa do Mundo de 2014 - três milhões de ingressos vendidos e 15 mil jornalistas - com os dos Jogos Olímpicos – 11 milhões de ingressos e 20 mil jornalistas - para dimensionar a grandeza do evento, que começa em 5 de agosto de 2016 no Rio de Janeiro. “É uma oportunidade única e queremos aproveitá-la e fazer a maior Olimpíada de todos os tempos. E também para desenvolver o turismo e aumentar o fluxo de turistas internacionais para nossos destinos”, comentou o ministro. No ano passado, o país recebeu seis milhões de estrangeiros.


O ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser, disse que o governo federal, com apoio dos estados, trabalha para nacionalizar a Olimpíada, levando seus benefícios a todo o país. Segundo ele, a captação dos jogos estimulou investimentos do governo federal na construção e recuperação de equipamentos esportivos em todo o país e servirá também para aumentar a consciência do brasileiro para a importância da prática de esportes. “Vivemos em um momento no qual saímos da pobreza e da desnutrição para enfrentarmos problemas de países ricos”.

A tocha chegará a Brasília, vinda da cidade grega de Olímpia, no dia 3 de maio. Da capital federal a tocha inicia um trajeto de 20 mil quilômetros, em comboio rodoviário. Na Amazônia e em parte do Centro-Oeste o trajeto será por via aérea. A chegada no Rio de Janeiro será em 4 de agosto, véspera da abertura dos jogos no Maracanã.  O comboio percorrerá de três a quatro cidades por dia e pernoitará em mais de 82, entre elas, todas as capitais onde deverão acontecer grandes celebrações. Um dos objetivos das reuniões é sensibilizar os prefeitos e mobilizar a população para os eventos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário