Contatos

Contatos

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dia D de vacinação contra pólio acontece neste sábado, 15!

A imunização estará disponível a partir das 8h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Acontece no próximo sábado, 15, o dia D da campanha de vacinação contra poliomielite e também o início da campanha para atualização do cartão de vacina das crianças. A imunização estará disponível a partir das 8h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já no próximo dia 17, a campanha se estenderá para as Unidades de Educação Infantil (UEI).

O objetivo é vacinar 17 mil crianças contra paralisia infantil até o dia 31 de agosto. A meta do Ministério da Saúde é manter o Brasil livre da pólio e também o de atualizar o esquema vacinal das crianças.

Contra paralisia infantil devem ser vacinadas crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já a campanha para atualização do cartão de vacina é destinada a crianças menores de 5 anos de idade, que deverá se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde com a caderneta de vacina.

Para a campanha de multivacinação, estarão disponíveis as vacinas de BCG, Hepatite B, Penta, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice Viral, Tetra Viral ou tríplice + varicela (atenuada), DTP e Hepatite A.

Não há contraindicações para a vacina contra poliomielite. Em casos de hipersensibilidade, portadores de HIV ou crianças com histórico de efeito adverso à vacina, o responsável deverá informar ao profissional que aplicará a vacina.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, convoca a população para participar da campanha. “Nós pedimos a colaboração de todos, pais, igrejas, escolas, instituições para incentivar as crianças a atualizarem o cartão de vacinação, medida que garante imunização. Durante os 15 dias de campanha, vamos intensificar a divulgação e pontos de vacina, mas precisamos do apoio de todos para atingirmos a meta e garantirmos que o país continue livre da pólio”, afirma.

Neste ano, o Brasil realiza o 36º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença. O objetivo é evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país

Nenhum comentário:

Postar um comentário