Contatos

Contatos

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cuidado...A crise financeira não precisa afetar o seu casamento!

Muitos casais por terem receio de desentendimentos e desgastes na relação optam por evitar a dialogar sobre o assunto. Assim que surgem os problemas, fugir da situação em muitos casos parece ser a solução mais fácil. Entretanto, por mais difícil que pareça ser encarar a dura realidade da crise financeira, é fundamental manter o diálogo e a calma.
Uma pesquisa elaborada pelo IBGE, afirma que as crises conjugais relacionadas à falta de dinheiro são a segunda maior causa dos divórcios realizados no Brasil, vindo depois apenas das traições conjugais.

A forma mais adequada para lidar com possíveis desentendimentos com relação às finanças depende da origem do problema. A economista e autora do livro “Finanças Femininas”, Carolina Sandler afirma que são duas as principais causas: a traição financeira e a perda de emprego.

Na primeira, o que ocorre é uma quebra de confiança. “É quando uma das partes empresta dinheiro do casal a amigos e parentes sem consultar a outra, gasta economias conjuntas em algo para si sem avisar ou mente sobre seus ganhos”, exemplifica Carolina, que também esclarece que a segunda é causada por fatores externos, pois uma demissão dificilmente é planejada ou esperada, mas afeta o casal de igual maneira.

Quando a situação aperta com a perda da renda, do ponto de vista prático, a melhor saída é sentar juntos, analisar as contas e ver o que é possível cortar para que os gastos caibam no orçamento atual.

Já do ponto de vista emocional, vale a pena o casal se aproximar um do outro e um dar apoio ao outro. Evitar criticas nesse momento é fundamental, o importante é dar carinho, atenção e fazer o possível para deixar a situação mais leve. 
Quando houver a traição financeira é importante que o casal converse para avaliar a causa do ocorrido, ou seja, o que levou um dos parceiros ou ambos a tomar iniciativas de gastos sem que o outro soubesse. Nestes casos, a questão referente ao respeito ao próximo pode ser levantada.

É importante que o casal dialogure sobre orçamentos e planejamentos, se preocupando com as decisões conjuntas ppara o bem de ambos e da família. O casal deve praticar esta attitude dês do início do relacionamento, tendo em vista que administrar de maneira conjunta os rendimentos e as despesas, incluindo os gastos com as atividades que fogem da rotina é uma forma de criar vincula entre ambos. Definir prioridades diárias e delimiter sonhos a serem realizados fazem parte de uma boa e aberta admininistração financeira.

Por trás do problema financeiro muitas vezes estão escondido as diferenças do casal. Desta forma, quando há dinheiro é possível fazer a vontade de ambos, quando não há, é preciso negociar, e muitas vezes é aí que mora o problema.  

Para negociar sobre quais serão as prioridades do casal é importante que ambos procurem desapegar do que é menos importante, e procurem pensar sobre o que realmente é necessário naquele momento. É importante que ambos estejam abrindo mão do que gostam, caso contrario pode começar a haver sentimentos negativos frente ao parceiro.



* Por Tayana Passos - Consultora de Relacionamento & Bem-Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário