Contatos

Contatos

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Contra calor, policiais do Rio Grande do Sul testam bermudas e sandálias!

Medida não é inédita: fardamento mais leve já foi usado em 1990 e é comum entre policiais que atuam em cidades litorâneas!
O calor deste verão pode mudar até o uniforme dos policiais militares do Rio Grande do Sul. Desde a metade de janeiro, um grupo de 25 soldados da Brigada Militar faz o policiamento do centro de Porto Alegre vestindo bermudas e calçando sandálias. O major Francisco Vieira, subcomandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar, explica que trata-se de um teste. "Vamos verificar se a população e os policiais recebem bem a inovação", revela. Se o novo fardamento for aprovado, pode ser adotado rotineiramente, a partir do próximo verão, em zonas centrais das cidades, parques e balneários.


Se depender da categoria, a iniciativa vai ser adotada. "Queremos desde já que o uso de um uniforme mais leve para o policiamento seja estendido a todo o Estado, em todos os verões", ressalta o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Brigada Militar, Leonel Lucas. "Do ponto de vista técnico é muito bom", afirma, referindo-se à maior agilidade e conforto para o policial trabalhar.

O uso de bermudas e sandálias pelos policiais militares do Rio Grande do Sul não é inédito, no entanto. Lucas lembra que esse fardamento já foi usado nos anos 1990. Além disso, é o uniforme tradicional do policiamento das cidades litorâneas durante todos os verões, há muitos anos.

Calor. Os gaúchos consideraram este verão atípico pelas ondas de calor prolongadas que o Estado enfrentou. Um levantamento do Metroclima indica que o município de Porto Alegre teve 21 dias com temperatura máxima superior a 35ºC entre 15 de janeiro e 10 de fevereiro, com um pico de 42,6ºC na zona norte da cidade, no dia 6 de fevereiro.

A chegada de uma frente fria nesta quinta-feira deu um refresco aos moradores do Rio Grande do Sul. Segundo boletim do 8º Distrito de Meteorologia, a temperatura oscilou entre 15,9 graus em São José dos Ausentes, na serra do nordeste, e 33,4ºC em Iraí, no norte do Estado, e entre 22,5ºC e 29,8ºC em Porto Alegre.

São Paulo. Na capital paulista, a Polícia Militar informa por meio de nota que não estudos para modificar o uniforme do efetivo. "Somente no policiamento no litoral e naquele realizado com bicicletas há previsão do uso de bermuda para o uniforme operacional", diz a nota.
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário