Contatos

Contatos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Níveis dos reservatórios no Rio Grande do Norte estão abaixo dos 60%

As previsões de mais seca e clima quente para os últimos quatro meses do ano e início de 2013, feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), chamaram a atenção das autoridades no Rio Grande do Norte com relação à situação dos reservatórios de água.

Em entrevista ao Jornal De Fato, Gilberto Jales, responsável pela pasta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), afirmou que estão sendo tomadas providências para utilização racional das reservas de água existentes no RN.

Segundo ele, os principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, entre barragens e açudes, atuam abaixo dos 60% de sua capacidade volumétrica e, diante disso, se faz necessário tomar algumas providências para se evitar um colapso do sistema de abastecimento da população.

As famílias que residem em localidades rurais dos municípios do RN são as que mais sofrem com a ausência de chuvas no interior do estado. “Infelizmente, a situação é preocupante, mas existe solução. Hoje temos 4,3 bilhões de metros cúbicos de água nos reservatórios que podem ser utilizados para abastecimento e desse total mais de 90% são oferecidos pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Diante disso, chegou o momento de utilizar as águas dos demais reservatórios de forma racional para impedir um colapso do sistema”, disse o secretário.

Segundo ele, para evitar uma situação de racionamento de água, está sendo firmada uma parceria com o Departamento Nacional de obras Contra as Secas (DNOCS), com a proposta de reduzir a vazão dos reservatórios que têm parte da água destinada para plantios feitos através de irrigação.

O açude Passagem das Traíras, que abastece Caicó, São José do Seridó e Jardim do Seridó, terá uma redução de 50% de sua vazão para assegurar o abastecimento dessas cidades. Hoje, o reservatório tem 32,63% do seu volume total.

A Barragem de Pau dos Ferros, que além de abastecer a cidade de Pau dos Ferros e outros municípios da região, também tem parte de sua água destinada ao Perímetro Irrigado, também vai ter redução de sua vazão.

Fonte: Jornal De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário