Contatos

Contatos

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Minério do Seridó Potiguar será exportado para China

O ferro que vem do município de Cruzeta, que fica na região Seridó do estado, será exportado para a Ásia. O navio japonês Nord Sincere chega a Natal neste sábado (25) e ficará na cidade durante cinco dias, pois é o tempo que vai durar o transporte do minério. Depois, vai viajar com destino a China.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) quer evitar que o material, que pertence à empresa Susa Mineração, polua o meio ambiente e por isso que vai demorar dias para colocá-lo no navio.


Esse é o 1º carregamento de minério de ferro do ano e o 3º feito pelo Porto de Natal. O 1º carregamento deu-se em outubro de 2011, quando foram carregadas 31.012 toneladas e o 2º em dezembro de 2011, com carregamento de 35.054 toneladas.

Serão carregadas 30 mil toneladas de ferro e a operação do transporte dele acontece em várias etapas. Na primeira, o minério chega ao terminal portuário através de carretas e é armazenado na retroárea.

Em seguida, o material que vai ser exportado recebe inspeção de umidificação diária, para não se dissipar. Uma lona é posta para cobrir o mineral. Além disso, são colocadas telas externas no minério com, no mínimo, dois metros acima da altura da pilha.

A Codern também exigiu que as cinco esteiras, que vão transportar o ferro até os porões do navio, sejam totalmente cobertas.

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) foram convidados pela Codern e irão participar da operação de embarque de minério de ferro pelo Porto de Natal.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário