IDEB é o principal indicador de qualidade da
educação básica, formado pelo Saeb
O Rio Grande do Norte embora não tenha tido
bom desempenho no ensino médio da rede pública estadual dentro do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado alcançou 2,9 pontos no Ideb
2017, 1 ponto a menos do que a meta prevista para o ano. Não foi assim com a
Escola Estadual José Cláudio Alves em Taboleiro Grande.
A referida escola vem avançando nos últimos 4
anos na qualidade e no empenho da Educação do Estado do Rio Grande do Norte,
recebendo a Comenda do Mérito da Educação e da Cultura pelo SIMAIS, sendo
destaque por alcançar o 1º lugar entres as escolas de Porte V do estado.
O SIMAIS visa reunir e integrar
institucionalmente processos avaliativos distintos e importantes para a atuação
do Estado na gestão educacional como: avaliação da aprendizagem escolar,
avaliação docente e profissional, avaliação institucional, além de
monitoramento dos programas e projetos institucionais da educação estadual.
Todos os processos funcionarão de forma integrada numa mesma plataforma
virtual, comunicando-se devidamente com os demais sistemas de gestão da
educação.
O Ideb é o principal indicador de qualidade
da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada
a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação/reprovação/abandono
dos alunos).
O estado avançou pouco no Ideb nos últimos
dez anos. Em 2007, o RN alcançou 2,6 pontos. Em 2017, o aumento foi de 0,2.
A escola avançou significativamente de 2015 a
2017, alcançando a NOTA 4,0 no IDEB. Resultado do esforço de uma gestão escolar
com o envolvimento dos professores, coordenadores, alunos e comunidade.
Nacional
Os dados do Ideb mostram ainda que, ao
considerarmos todo o país, somente os anos iniciais do ensino fundamental
alcançaram as metas intermediárias definidas para 2017. Todo o ensino médio e
os anos finais do ensino fundamental ficaram abaixo e apresentaram queda em ao
menos um cenário.
O ensino médio, considerando a rede pública e
privada, teve crescimento de 0,1 ponto entre 2015 e 2017: passou de 3,7 para
3,8. Mas se considerada apenas a rede estadual, responsável por 84,6% das
matrículas nesta etapa do ensino, o Ideb ficou estagnado e teve um crescimento
modesto nos últimos anos (em 2015 e em 2017 era 3,5; em 2009 era 3,4.
A Gestão Escolar agradece aos envolvidos
nesse valioso processo, pois os resultados são méritos de todos da comunidade
escolar Taboleirense.
Fonte: G1; Inep.
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