Contatos

Contatos

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mapeamento mostra que um em cada dez Municípios tem nome com referência a santos!

O Estado com mais Municípios com nomenclatura religiosa é Minas Gerais
A relação entre os Municípios com nomes de santos e os principais festejos juninos do país é o que mostra o mapeamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A entidade destaca que a temporada oficial vai de junho até o final de julho, e é quando ocorre a maioria das cerimônias ligadas à religião católica. No total, 580 Municípios – o que representa cerca de um em cada dez – têm nome de santos ou fazem alguma referência a eles em sua denominação. Santos, santo, são, santa, aparecida e nossa senhora são os mais comuns.

O Estado com mais Municípios com nomenclatura religiosa é Minas Gerais, com 15,0%; seguido de São Paulo, com 10,2%; e do Rio Grande do Sul, com 9,7%. Quando se analisa as regiões brasileiras, o Nordeste possui o maior número de Municípios que fazem referência a nomes de santos, com 198 cidades; o Sudeste tem 167; o Sul conta com 129; o Centro-Oeste e o Norte apresentam 44 e 42 Municípios, respectivamente.


Tantos esses Municípios como os festejos ocorrido no período, segundo o mapeamento, demonstram o vínculo histórico da religião católica dos colonizadores em território nacional. São Francisco do Oeste (RN) é um exemplo de localidade doada para construção de capela em homenagem ao padroeiro da região, e que posteriormente foi emancipada. Já São Francisco do Conde (BA) é uma das diversas outras localidades que fizeram uma dupla homenagem, ao juntar nome de santos com o de pessoas que obtiveram algum prestígio social.


O mapeamento também mostra outros Municípios que, apesar de parecer, não têm nomes santos, como é o caso de Santa Ernestina (SP), que faz uma homenagem a Ernestina Reis de Magalhães, nora do fundador da Estrada de Ferro Araraquara, que implantou uma estação na localidade que constituiria mais tarde o Município. De acordo com o trabalho desenvolvido pela CNM, pequenas cidades – com até 10 mil habitantes – possuem maior tendência a ter Municípios com tais denominações.


Celebrações22062018 Maracatu Feminino Governo PE Divulgacao

Com base nos números do governo federal, cerca de 140 festas devem ser promovidas até o final deste mês, em todos os Estados brasileiros. A maior parte é de celebração a Santo Antônio, São João e São Pedro. Segundo estimativa da entidade, só em junho, foram 54 comemorações de São João; 38 de Santo Antônio e 20 de São Pedro.


Os maiores deles foram: São João de Campina Grande (PB), Bumba meu boi de São Luís (MA), São João de Caruaru (PE), Forró Caju em Aracajú (SE), São João do Pelô em Salvador (BA), Festival Folclórico de Parintins (PA), o Arraial dos Caetés em Bragança (PA), Arraial do Banho de São João em Corumbá (MS), São João de Maracanaú (CE), Mossoró Cidade Junina (RN), São João de Belo Horizonte (MG), São João de Boa Vista (RR), Festival Folclórico de Parintins (AM), Arraiá de São João de Aparecida (SP) e São João no exterior.

Um comentário: