Contatos

Contatos

segunda-feira, 6 de março de 2017

Jovens estão iniciando vida sexual mais cedo, aponta pesquisa!

Conforme a pesquisa da "Durex Global Sex Survey", realizada em 2012 por uma marca de preservativos e abrangeu 37 países, a idade em que acontece a primeira relação sexual vem caindo significativamente desde as últimas décadas. Segundo o estudo, no Brasil, os jovens perdem a virgindade aos 13 anos, em média.
A tendência apontada nesse estudo foi retificada pela última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento feito com 110 mil jovens revelou que 28,7% dos estudantes na faixa etária entre 13 e 15 anos de idade já tiveram relação sexual.

Ainda segundo o levantamento, meninos entre 13 e 15 anos de idade iniciam a vida sexual mais cedo que as meninas na mesma faixa etária. Na maioria das vezes, tanto eles quanto elas não abrem mão do preservativo.

Outros estudos anteriores, como o “Mosaico Brasil”, feito pelo Programa de Estudos em Sexualidade (PROSEX), ligado à Universidade de São Paulo (USP), também apontam essa realidade. Na época, o levantamento mostrou que a iniciação sexual acontecia, em média, na faixa etária dos 13 aos 17. A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde, feita pelo Ministério da Saúde em anos anteriores, também revelou que 33% das mulheres entrevistadas tinham tido relações sexuais antes dos 15 anos, o triplo do índice apontado na edição anterior, de 1996.

De acordo com especialistas, a idade em que se inicia a vida sexual no Brasil vem baixando porque existe um estímulo muito mais precoce do que há alguns anos. Esse estímulo ocorre, sobretudo, por intermédio da televisão, dos smartphones e da internet.

A estudante D.C.* faz parte dessas estatísticas. Hoje, com 29 anos, ela conta que iniciou sua vida sexual aos 14 anos. A maior motivação foi a curiosidade e a influência de meios externos.

“Via muitas das minhas amigas, da mesma idade que eu ou um pouco mais velhas, todas já com seus namorados e com histórias de sua vida sexual. Então, me sentia ficando para trás, e isso motivou a iniciar minha vida sexual tão cedo. Hoje, me arrependo um pouco, acho que poderia ter esperado um pouco mais, para iniciar minha vida sexual quando estivesse mais preparada”, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário