Contatos

Contatos

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Programação da 53ª edição da Festa do Boi continua suspensa!

A Anorc aguarda novo laudo do Corpo de Bombeiros para tentar liberar a continuidade da 53ª Festa do Boi, interrompida ontem (11) após uma decisão do juiz Deyvis de Oliveira Marques, que interditou o Parque Aristófanes Fernandes.
Segundo a assessoria da Associação, que administra o Parque e é responsável pela Festa, os advogados não entraram com pedido de liminar – como está sendo noticiado em alguns blogs de notícias. Ontem (11), ainda segundo a assessoria da Anorc, foram realizado no Parque alguns ajustes e o Corpo de Bombeiros teria feito uma nova inspeção para balizar a liberação do Atestado de Vistoria – documento necessário para a realização de eventos.

A programação da Festa do Boi para hoje (12/10) prevê torneios leiteiros, julgamentos e palestras em áreas como a do Sebrae RN (Ver dados abaixo). Até este momento (10h35), os portões do evento continuam fechados e as programações estão temporariamente suspensas, até que haja nova determinação da Justiça.

Interdição
 Decisão do juiz Deyvis de Oliveira Marques, da Comarca de Parnamirim, interditou neste domingo (11) o Parque Aristófanes Fernandes, local onde é realizada a Festa do Boi. Problemas na central de gás é uma das falhas apontadas pelo Corpo de Bombeiros para não liberar o Atestado de Vistoria (AVCB) necessário para o funcionamento do espaço onde ocorre o evento (veja a íntegra da decisão).

O Ministério Público entrou com uma ação civil pedindo a suspensão do evento até que o Corpo de Bombeiros emita documentação necessária e, na tarde de ontem (11), o juiz Deyvis de Oliveira Marques determinou a interdição completa do Parque e suspensão da Festa do Boi. O magistrado estipula multa diária de R$ 50 mil, caso não haja cumprimento da determinação.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, o projeto da estrutura móvel da Festa do Boi foi aprovado pela corporação, mas a estrutura fixa do Parque não possui a documentação exigida pelos Bombeiros para abrigar eventos de grande porte.
Um dos problemas apresentados pelo parque diz respeito a estrutura da central de gás que alimenta bares e restaurantes, que estaria localizada em área indevida.

Festa
Com a expectativa de movimentar mais de R$ 150 milhões, a 53ª Festa do Boi foi aberta na tarde de sábado (10).  O evento reúne cinco mil animais e tem programação agendada até o próximo dia 18. Os organizadores esperam 500 mil visitantes.


Festa do Boi
Programação que estava prevista para 12 de outubro

Abertura
8h00 – Parques, bares, artesanato e restaurantes

Leilões
12h00 - Leilão NULEITE

Julgamentos
08h30 - Pardo Suíça
14h30 - SINDI Holandês
18h00 - Cavalos Quarto de Milha

Espaço Sebrae
09h00 às 10h30 - Diversificação Apicola no Semiárido.
10h00 às 10h30 - Como produzir sem agredir o ambiente, promovendo a sustentabilidade no campo, na mesa e na cidade!
10h30 às 12h00 - Captura de Enxames e Manutenção.
10h30 às 11h00 - As diferenças da agricultura convecional para: orgânico, agroecológico, hidropônico.
11h30 às 12h00 - O diferencial competitivo em ser ORGÂNICO.
14h00 às 15h30 - Alimentação de abelhas Apis melífera L.(Africanizadas) no período de estiagem, no Semiárido Nordestino, Brasil.
14h00 às 15h30 - O uso das hortaliças e seus benefícios para uma alimentação saudável.
16h30 às 18h30 - Horta para Crianças e Fabricação de Cata-Ventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário