Contatos

Contatos

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

SUS passa a oferecer vacina contra a catapora!

A varicela será disponível apenas para crianças de 15 meses de idade e que tenham recebido a primeira dose da tríplice viral.
A vacina varicela, que imuniza contra a catapora, será incluída na tetra viral – eficiente também contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela passa a constar no Calendário Nacional de Vacinação e será, portanto, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com essa oferta, estima-se redução de 80% dos casos de hospitalização por causa da catapora. Atualmente, nove mil crianças são internadas por ano infectadas com a doença. Cem delas chegam a óbito, apontam os dados do Ministério da Saúde.

Os pais e responsáveis devem procurar um posto de saúde para verificar a disponibilidade da vacina. A tetra viral assegura 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Nenhuma campanha especial será feita para induzir à vacinação.

Informações sobre a doença

A catapora é uma doença infecciosa aguda e aparece com mais freqüência na infância, principalmente em bebês. Causada pelo vírus varicela-zóster, ela pode ser facilmente transmitida por meio de espirro ou tose, ou em contato com as pequenas lesões que surgem na pele do infectado.

Entre os sintomas estão a febre entre 37,5 a 39,5 graus, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, cansaço, e o mais característico da doença, as bolinhas avermelhadas em toda a pele. Os sintomas são similares ao sarampo e a rubéola.
 Agência CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário