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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Grupo flor de mandacaru encanta os espectadores da Conferência livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

Vivemos em um mundo globalizado, mas altamente diversificado culturalmente. Este fato apresenta-se como um desafio para a sociedade atual, pois as grandes transformações ocorridas estão a toda hora desafiando os cidadãos a uma nova situação de vida, atingindo diretamente as tradições mais cristalizadas de nossa sociedade. Isso provoca um processo de desenvolvimento social que, na maioria das vezes, é carente de uma reflexão crítica, pois os sujeitos encontram-se subordinados a uma macroestrutura de mercado que os impõe determinados 'produtos' e concepções impostos pela cultural hegemônica
Diante da complexidade que se estabelece ao relacionarmos educação/escola e cultura, o debate que deve nortear essa preocupação é como deve se dar essa relação.

Visando melhorar o Ensino Aprendizagem e a valorização da cultura nordestina, as professoras Izaete Paiva e Marineide Cardoso, decidiram desenvolver um, projeto que tem como objetivo formar um grupo de teatro e dança, representando um, pouco da cultura Nordestina.

Neste trabalho o grupo retrata um pouco a história de um homem que por motivos de desigualdade social e a triste vida que levava no sertão nordestino resolveu entrar para o cangaço numa batalha contra a política e os governantes.
O grupo retrata através da dança a historia de Lampião, um homem valente e corajoso que saiu pelo sertão nordestino em confronto com a polícia. A origem da dança xaxado, a qual o grupo apresenta, está ligada diretamente ao cangaço de Virgulino Ferreira da Silva (Lampião).
Uma das condições fundamentais para práticas educativas interculturais e para a promoção da emancipação humana é a necessidade de uma reestruturação cultural das formas de agir, sentir e pensar o mundo, e portanto, a educação. No entanto, essa reestruturação, de nada servirá se não implementarmos mudanças em aspectos culturais enraizados em nossas escolas. Uma unidade dialética deverá ser a base das estruturas de pensamento para as ações que se desenvolvem no âmbito escolar, relacionando teoria e prática, objetividade e subjetividade, o local e o global.

O grupo flor de mandacaru foi criado na Escola Municipal Camila de Léllis em Riacho da Cruz no ano de 2008. Conta com 30 componentes e é coordenado pelas professoras Izaete Paiva e Marineide Cardoso.

Um comentário:

  1. PARABÉNS A TODA A EQUIPE DO GRUPO, PRINCIPALMENTE AS PROFESSORAS IZAETE E MARINEIDE.

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