Contatos

Contatos

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Entrevista do ex-prefeito de Viçosa Toinho do Miragem

EM 2012 VOCÊ PLEITEARÁ O EXECUTIVO MUNICIPAL DE VIÇOSA?
Estamos à mais de um ano da disputa. É muito cedo para tal pronunciamento. A vontade não é minha, é do povo que tem a soberania de eleger e derrotar. Temos pessoas no grupo que podem tranquilamente ter a sua oportunidade. Só serei candidato se não houver um nome de consenso. De uma coisa já estamos certo: a nossa candidata a vice-prefeita será Bernadete. Mas vamos esperar e ver qual o anseio popular.
AS LIDERANÇAS QUE VOCÊ APOIOU EM 2010 PARA DEPUTADO, TÊM RESPONDIDO À ALTURA DO QUE VOCÊ ESPERAVA?
Tenho uma grande gratidão e respeito pelo deputado estadual Getúlio Rego. Obtivemos 737 votos para ele em 2010, o que significou à época, 60,21% dos votos válidos no município. Sempre estarei ao seu lado em qualquer disputa que o mesmo estiver. É um deputado que voto e indico com toda segurança. Já no que diz respeito a Felipe Maia é um caso diferente. Felipe teve 788 votos na última eleição, em Viçosa. Foram 65,89% dos sufrágios contabilizados na nossa cidade. Só que Felipe poderá disputar a prefeitura de Natal e assim não sabemos o futuro deste apoio. Mas estão satisfeitos.
CASO GETÚLIO CEDA A VAGA PARA A DISPUTA DE 2014 PARA O FILHO, LEONARDO REGO, ATUAL PREFEITO DE PAU DOS FERROS, VOCÊ MANTERÁ O APOIO.
Veja bem: Getúlio é uma coisa. Temos uma grande amizade. Já Leonardo é um caso diferente. É um bom rapaz, trabalhador, mas não é Getúlio Rego. Se fará necessário um amplo diálogo. É outra questão.
COMO ESTÁ SEU RELACIONAMENTO COM O GOVERNO DO ESTADO?
Analiso como bom. Rosalba na verdade está engatinhando. Mas acredito nos compromisso que ela assumiu. Tenho certeza que cumprirá. A população terá que ter um pouco mais de paciência até a máquina engrenar.
VOCÊ TEM ESTREITOS LAÇOS DE AMIZADE COM O MINISTRO GARIBALDI. QUAL A ANALISE QUE FAZ DELE?
Garibaldi é uma figura que me falta adjetivos para classificá-lo. Somos muito amigos e companheiros políticos à tempos. É um grande homem e como grande homem tem feito um excelente trabalho na pasta que a presidente Dilma o confiou. Viçosa e região deve muito a Garibaldi.
EM CONVERSA COM ALGUNS POLÍTICOS DA REGIÃO, OUVI QUE VOCÊ PODERIA SER CANDIDATO EM UMA CIDADE VIZINHA À VIÇOSA. EXISTE VERDADE NISSO?
Não. De maneira nenhuma. Realmente foi sondado por políticos dos dois blocos de Umarizal. mas expressei minha negativa. Agradeço muito a lembrança, o que me deixa lisonjead. Sou filho de Umarizal, mas não há esta possibilidade. Não tenho nenhum interesse em disputar a prefeitura de nenhuma cidade da região. Caso seja candidato a prefeito em 2012, serei de Viçosa. Minha relação com Umarizal é apenas com o povo, é comercial somente.
COMO VOCÊ VER O PT DE VIÇOSA E A PESSOA DE ANASTÁCIO?
Anastácio é um amigo. É alguém de muita inteligência e que saberá resolver-se politicamente. Ele sabe que pode contar com a gente. Já o Pt tem iniciado um trabalho mais intenso na política, coisa que está ocorrendo em todas as cidades do país, sejam cidades pequenas ou grandes. Está em evidência em todo Brasil e em Viçosa não seria diferente.
EXISTE ESPAÇO PARA ANASTÁCIO NO BLOCO GOVERNISTA EM VIÇOSA?
Claro. Anastácio sabe disso. Como disse, somos amigos e esta amizade é também extensiva a política.
CASO ANASTÁCIO PRETENDA SER CANDIDATO A VEREADOR OU MESMO DISPUTAR O EXECUTIVO MUNICIPAL?
Bem, Anastácio é um cidadão que vota e por conseguinte pode ser votado. Caso seja candidato a prefeito, haveremos de disputar com ele. Caso seja candidato a vereador e entenda com uma união com nosso grupo seja vantajoso, estamos de braços abertos para recebe-lo. Caso não consiga uma das 9 vagas, terá uma secretaria para desenvolver seu trabalho. Ele sabe que tem vez em nosso governo, independente de ser eleito ou não. Sou averso a perseguições.
VIÇOSA ESTÁ BEM PRÓXIMA DE TER 100% DE SUA ZONA URBANA SANEADA. COMO O MUNICÍPIO DE MENOR COLÉGIO ELEITORAL DO ESTADO CONSEGUIU ALCANÇAR ESTA META?
A receita é trabalho, muito trabalho. Temos que pensar grande. Muitos políticos não vêm vantagem em realizar o saneamento básico total, por que a obra fica debaixo do chão. Ninguém ver. Mas o efeito é comprovado no dia-a-dia, com a melhoria da qualidade de vida da população. Diminue índice de doenças de todas as espécies. Esse é o grande trufo. A despesa com medicamentos e transporte de doentes sai consideravelmente. Sem contar com a já citada melhoria da qualidade de vida dos nossos irmãos viçozenses. Hoje temos 85% deste trabalho executado e estamos no aguardo da liberação do recurso para concluir a obra e alcançar os cem por cento.
UM FATO CURIOSO OCORRE EM VIÇOSA. O ABASTECIMENTO D'ÁGUA ESTÁ INDO DO CENTRO DA CIDADE PARA A ZONA RURAL. A OBRA QUE ORA ESTÁ SENDO EXECUTADA É GRANDE PARA O PORTE DA CIDADE. COMO FUNCIONA ISSO?
É que quando era prefeito de Viçosa, descobrimos um poço de uma grande vazão que possibilita abastecer toda a zona rural do município. É o inverso. Aquela obra que você viu, sendo aberta valas por toda a extensão da cidade é mais uma grande ajuda via emendas que o senador-ministro Garibaldi tem dado a nossa população. Estamos fazendo uma obra para comportar 30 anos de crescimento da cidade. Também vale ressaltar a creche que estamos construído no município. É uma creche nos moldes de qualquer creche de cidade grande. Grande, hoje para Viçosa, mas também tem o propósito de suportar o desenvolvimento da cidade por 30 anos. É como disse: temos que pensar grande.
QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊ DEIXA PARA OS VIÇOZENSES?
Tudo que eu dizer é pouco, para expressar o amor, carinho e respeito que tenho por aquela cidade e seus habitantes. Sinto-me como se lá tivesse nascido. É o meu segundo berço.Que todos saibam que eu estou sempre preparado para auxiliar no desenvolvimento de Viçosa, seja como for ou quem seja o governante. Viçosa está impregnado em meu gene. Não tem como falar em Toinho do Miragem e não citar Viçosa.

Fonte: RN Política em Dia

3 comentários:

  1. Toinho Viçosa te deve muito e o povo de Viçosa tem um carinho imenso por vc. o que nós de viçosa te desejamos é muitos anos de vida. e que Jesus te abençõe.

    ResponderExcluir
  2. Olá André!!
    Muito boa a entrevista, vc ta ficando bom nisso!! rsrsr
    Toinho do Miragem é uma figura politica exemplar, apesar de eu estar morando em Viçosa há cinco anos ñ o vi como prefeito, no entanto, deixou um legado maravilhoso para a cidade, elegeu e reelegeu sua sucessora que deu segmento ao seu projeto politico, que é o de melhorar cada vez mais a vida do cidadão viçosense.
    Vida longa aos bons politicos como Toinho do Miragem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Realmente Toinho da Miragem tem compromisso com a cidade de Viçosa, diferentemente..Deixa prá lá.

    ResponderExcluir