Contatos

Contatos

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Estados querem Fundeb permanente e maior distribuição de recursos!

Proposta apresentada no 4º Fórum dos Governadores é de que o Fundeb passe a ser uma política permanente, sem prazo de vigência, e de que também conte com uma maior presença da União no repasse dos recursos
Os governadores das 27 unidades federativas definiram nesta terça-feira, 23, em Brasília, uma lista de prioridades para ajudar os Estados. Uma das principais propostas é de que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, passe a ser uma política permanente, sem prazo de vigência, e com maior presença da União no repasse dos recursos.

A sugestão dos gestores para modificar o Fundeb foi apresentada pela governadora Fátima Bezerra. Segundo ela, como o atual sistema está previsto para encerrar em 2020, a discussão sobre o assunto deve ser modificada para beneficiar aos Estados.

“Ampliar o financiamento é a maior necessidade que os estados e municípios do Brasil têm, sob pena de não conseguirmos avançar nos planos estaduais. É lei, se não querem cumprir, tem que revogar. O Plano Nacional da Educação fala em universalização da educação básica. O plano fala que até 2024, 50% das nossas crianças devem ter acesso a uma creche e uma creche de boa qualidade”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário