Contatos

Contatos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Operação do Ministério Público prende ex-deputado federal João Faustino

http://www.correiodatarde.com.br/_padrao/imgs/materias/mat_66914.jpg
Ex-deputado João Faustino ironiza sua prisão e diz que houve equivoco.

Após nove meses de investigações acerca do contrato da inspeção veicular ambiental no Rio Grande do Norte, o Ministério Público Estadual desencadeou a Operação "Sinal Fechado", dando cumprimento a 14 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo de Direito da 6ª Vara Criminal da Comarca de Natal/RN, que também determinou o sequestro de bens de diversos investigados.

Entre os presos na operação, o ex-deputado e suplente de senador João Faustino, que ironizou o fato de ter sido preso na manhã de hoje. "Eu confesso que não sei que operação Sinal Fechado é essa. Eu não passo em sinal fechado, só passo em sinal aberto", disse o suplente de senador tentando ridicularizar a operação.

O suplente do senador José Agripino, diz não ter a mínima ideia sobre o motivo de sua prisão na manhã de hoje, na operação denominada "Sinal Fechado". "Acredito que tenha acontecido algum equivoco", disse ele mudando o discurso ao sair Itep acompanhado de policiais.

João Faustino foi encaminhando para o quartel da Polícia Militar, onde se encontra detido. Pelo menos oito pessoas já foram presas na operação realizada pelo Ministério Público com apoio da PM, que ainda cumpriu cerca de 33 mandados de busca e apreensão em diversos pontos da cidade.

A operação contou ainda com o apoio dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e a colaboração da Polícia Militar do RN, com diligências simultâneas nas cidades de Natal/RN, Parnamirim/RN, São Paulo/SP, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS, mobilizando 40 Promotores de Justiça e mais de 250 policiais, que cumpriram as ordens judiciais.
Por Fabiana de Souza do Correio da Tarde

5 comentários:

  1. Justiça nega prisão domiciliar a João Faustino
    - Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 18:57

    O ex-deputado federal e atual suplente do senador José Agripino, João Faustino, teve o pedido de prisão domiciliar negado pela Justiça. O presidente de honra do PSDB, sob alegação de sofrer problemas cardíacos, solicitou que a Justiça determinasse sua saída do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, onde está preso desde a manhã desta quinta-feira (24).

    João Faustino é apontado pelo Ministério Público como um dos participantes do suposto esquema de corrupção que promoveu fraudes dentro do Detran do Rio Grande do Norte. O ex-deputado teve o mandado de prisão e sequestro dos bens solicitado pelo MP e expedido pela juíza Emanuella Cristina Pereira Fernandes, da 6ª Vara Criminal da comarca de Natal. Ela também negou o pedido de prisão domiciliar impetrado pela defesa de João Faustino.

    Tribuna do Norte

    ResponderExcluir
  2. Iberê se defende da acusação de envolvimento na operação “Sinal Fechado”

    O ex-vice-governador Iberê Ferreira de Souza negou envolvimento no esquema de recebimento de propina, baseadas em escutas telefônicas da operação “Sinal Fechado” deflagrada na manhã desta quinta-feira(24).

    “Espero que os fatos expostos na denúncia sejam rigorosamente apurados com presteza e celeridade, e que os eventuais culpados sejam devidamente punidos, mas repilo veementemente qualquer insinuação e ilações que levem a um pré-julgamento sobre a minha conduta por parte do Ministério Público Estadual”, disse Iberê.

    Confira parte da nota envida a imprensa pelo ex-vice-governador:

    Sobre a concessão do serviço de inspeção ambiental veicular:

    * Ainda segundo o próprio documento do Ministério Público, divulgado amplamente pela imprensa, a lei estadual 9.270/2009, que obriga a realização de inspeção veicular no Estado do Rio Grande do Norte, foi aprovada pela Assembléia Legislativa e sancionada em datas anteriores a minha posse como governador;

    * A licitação 001/2010 para a contratação do serviço de inspeção ambiental veicular foi iniciada nos primeiros meses de 2010, quando eu ainda não era o governador do Estado do Rio Grande do Norte. Coube ao meu governo tão somente homologar a concorrência e assinar o contrato com o Consórcio Inspar, vencedor do certame;

    * Não tive qualquer participação ou ingerência no processo licitatório para a contratação do serviço de inspeção veicular. A contratação do serviço pelo meu governo se deu depois da conclusão da concorrência pública e obedeceu à lei estadual 9.270/2009 e à resolução 418/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que obriga os estados realizarem inspeção ambiental veicular, dando inclusive um prazo de 18 meses para que eles se adequem.

    Coloco-me à disposição para mais esclarecimentos perante a sociedade, a imprensa e os órgãos ministerial e judicial, tendo a plena convicção e consciência de que, ao final, manterei minha reputação ilibada, jamais desapontando aqueles que sempre depositaram confiança em mim.

    Por Robson Pires

    ResponderExcluir
  3. PSDB sai em defesa a João Faustino
    - Publicado por Robson Pires, na categoria Notas às 18:43

    O blog do xerife recebeu uma nota do diretório estadual do PSDB que tem como presidente no estado, o deputado Rogério Marinho.

    Em nota, Rogério Marinho declara que não conhece nenhum fato desabonador da conduta do ex-deputado federal João Faustino e deseja que ele possa, ao final das investigações, provar-se inocente das acusações que lhe são imputadas.

    Além disso, o deputado presta solidariedade a família do ex-deputado, reafirmando o apreço pessoal e a disposição de apoiá-la neste momento difícil.

    O deputado ainda afirmou que confia na lisura e no discernimento das instituições envolvidas na apuração dos fatos, esperando que tudo seja esclarecido e que os responsáveis por quaisquer desvios éticos sejam punidos na forma da lei.

    Do Xerfe

    ResponderExcluir
  4. Operação Sinal Fechado ganha repercussão nacional


    O portal Terra de noticías já repercute nacionalmente a operação deflagrada na manhã de hoje pela Polícia Federal onde ficou constatado um esquema de corrupção com participação de um suplente de senador e dois ex-governadores, além de empresários e advogados.

    O suplente de senador João Faustino (PSDB), que já atuou também como senador, está preso suspeito de participar de uma operação de fraudes em processos licitatórios e contratações ocorridos durante os anos de 2009 e 2011 no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte.

    Do Xerife

    ResponderExcluir
  5. João Fautino se deu mal. Nessas horas fica se fazendo de doido, historinho de edquivoco, caêdia neles.

    ResponderExcluir