A estudante de Enfermagem, Tycianne Alves, trás no Momento Saúde desta semana, um assunto que muitos já conhecem, é um problema enfrentado por grande parte das pessoas e muitos buscam soluções para esse temível problema. As espinhas.
O que causa as espinhas? As alterações hormonais são uma das causas mais comuns do aparecimento das espinhas, embora o estresse também seja um desencadeador do problema.
Outras possíveis causas do aparecimento das espinhas são:
Outras possíveis causas do aparecimento das espinhas são:
- Não limpar a pele corretamente deixando a oleosidade formar os comedões (cravos)
- Usar maquiagem de má qualidade ou com prazo de validade vencido
- Usar cremes muito gordurosos, especialmente no rosto
- Ter uma alimentação rica em gorduras, frituras e refrigerantes
- Usar protetor solar que não seja adequado para peles acneicas
- Ter a síndrome dos ovários policísticos
- Reação adversa a algum medicamento
- Fatores genéticos
- Exposição solar
Os indivíduos que tem tendência a ter a pele acneica, ou seja, com cravos e espinhas devem ter muito cuidado com a alimentação dando preferências à frutas, legumes e verduras. Além de evitar todos os fatores acima citados.
Recomenda-se ainda evitar as bebidas alcoólicas e as gaseificadas que dificultam a digestão e limpar a pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite com produtos cosméticos próprios para a pele com acne. O sabonete com ácido acetil salicílico é ma boa opção, mas só deve ser utilizado 1 vez ao dia, devendo-se hidratar muito bem a pele logo à seguir, com um bom hidratante oil free.
Para proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol recomenda-se passar um bloqueador solar oil free para o rosto antes de passar a maquiagem, mesmo que esta já tenha algum fator de proteção.
Casos mais graves podem ser tratados com um medicamento chamado Roacutan.
Tycianne Alves com informações de Marcelle Pinheiro (Fisioterapeuta)
Nenhum comentário:
Postar um comentário