Contatos

Contatos

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O medo é uma vivência que está sempre presente

Atuando no teatro da UERN
Como hoje é segunda-feira, e eu adoro esse dia, vamos começar com psicanálise.

“se há uma coisa que aprendi aqui, é que o medo do perigo é sempre muito maior do que o próprio perigo”. 

Você tem medo de quê? De ser desmascarado? De morrer? De amar? De não ser amado? De ficar só? De ser traído? De trair? De envelhecer? De não conseguir envelhecer? De ficar desempregado?

O medo vagueia o nosso imaginário. Em algum grau, todos temem o desconhecido. Se vivenciamos algo novo, inesperado, é natural que fiquemos em estado de alerta

Para a maioria de nós, o medo é uma vivência que está sempre presente… Na infância o medo foi do bicho papão, na adolescência, o medo gira em torno da autoafirmação, do auto-reconhecimento. Será que passo no vestibular? ou e se ela engravidar? Já na fase adulta, vou encontrar a pessoa certa para casar? (como se soubéssemos distingui-la quando apaixonados…:), vou conseguir o trabalho dos meus sonhos? E por aí vai!

Todos,considerando o padrão de normalidade, já nos sentimos em estado de alerta, desconfortáveis, chegando a sentir no corpo o reflexo do nosso estado mental e emocional. Isso é o medo! Esse estado de alerta demonstrado muitas vezes organicamente (descargas de adrenalina, aceleração cardíaca, tremores), geralmente por se sentir ameaçado (embora nem sempre encontrando base racional) tanto fisicamente como psicologicamente.

Por fim, todos sentem medo. Faz parte de nossa humanidade, é um processo natural e nos protege, preserva-nos. O contranatural é querer não sentir medo. Corajoso é aquele que sente medo e o enfrenta, ou seja, estuda seu medo, entende-o e vence-o, esse processo é chamado coragem. E vamos vencendo nossas limitações carinhosamente, aproximando-se lentamente do que nos limita e se não for possível vencer o medo sozinho, por favor, procure a ajuda de um psicólogo. Com certeza você se arrependerá de não o ter procurado antes.

*Atendendo solicitação da Turma do 8° período do Curso de Geografia do CAMEAM, UERN, que estão todos quebrando seus neorônios com seus Trabalhos de Conclusão de Curso, inclusive este Blogueiro!

Um comentário:

  1. Bebida é agua
    Comida é pasto
    Você tem sede de que?
    Você tem fome de que?

    A gente não quer só comida,
    A gente comida, diversão e arte
    A gente não quer só comida,
    A gente quer saída para qualquer parte
    A gente não quer só comida,
    A gente quer bebida, diversão, balé
    A gente não quer só comida,
    A gente quer a vida como a vida quer

    Bebida é agua
    Comida é pasto
    Você tem sede de que?
    Você tem fome de que?

    A gente não quer só comer,
    A gente quer comer e quer fazer amor
    A gente não quer só comer,
    A gente quer prazer pra aliviar a dor
    A gente não quer só dinheiro,
    A gente quer dinheiro e felicidade
    A gente não quer só dinheiro,
    A gente quer inteiro e não pela metade

    Bom término de curso e boa sorte brother.

    ResponderExcluir