O celular tem sido um importante instrumento
de acesso à internet
Apesar de proibido na maior parte das salas
de aula do país, o uso do celular em atividades pedagógicas cresce ano a ano.
Mais da metade dos professores dizem que utilizam o celular para desenvolver
atividades com os alunos, que podem ser desde pesquisas durante as aulas, até o
atendimento aos estudantes fora da escola.
O uso não se restringe aos docentes: mais da
metade dos estudantes afirmam que utilizaram o celular, a pedido dos
professores, para fazer atividades escolares.
A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de
Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Educação 2017), divulgada
esta semana, mostra que o percentual de professores que utilizam o celular para
desenvolver atividades com os alunos passou de 39% em 2015 para 56% em 2017. O
aumento aconteceu tanto nas escolas públicas, onde o percentual passou de 36%
para 53%, quanto nas particulares, crescendo de 46% para 69%.
Segundo a coordenadora da pesquisa, Daniela
Costa, diante da falta de infraestrutura, sobretudo nas escolas públicas, o
celular tem sido um importante instrumento de acesso à internet. Os dados
mostram que 18% dos alunos usuários de internet utilizam apenas o celular para
acessar a rede nas escolas urbanas - nas escolas públicas, esse índice é 22%,
enquanto nas particulares, 2%. Metade dos estudantes de escolas particulares
disse ter acesso à internet na escola. Entre os estudantes de escolas públicas,
esse percentual é 37%.
agenciabrasil.ebc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário