Estudantes do 3º ano nas redes pública e
privada potiguar participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
em 2017. Dados foram divulgados pelo MEC
Quase 80% dos estudantes do 3º ano do Ensino
Médio tem aprendizagem insuficiente nas disciplinas de Português e Matemática,
conforme os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017,
realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep). De acordo com o levantamento, apenas 0,82% dos concluintes tem
proficiência adequada na Lingua Portuguesa.
Os dados divulgados pelo Ministério da
Educação contam com avalições de estudantes de escolas públicas federais,
estaduais, municipais e privadas. Em Língua Portuguesa, 79,39% dos estudantes
do 3º ano tiveram proficiência considerada insuficiente. Isso quer dizer que em
uma escala do nível 0 ao 8, quase 80% chegaram apenas ao nível 3.
O resultado potiguar foi pior que o nacional,
que já é preocupante. Apenas 1,62% dos estudantes às vésperas de concorrer a
uma vaga no ensino superior tem conhecimento adequado na disciplina. Isso
equivale a cerca de 20 mil estudantes dos 1,4 milhão que fizeram a prova nessa
etapa.
No caso da Matemática, 79,93% dos estudantes
potiguares na mesma série também só alcançaram até o nível três de
proficiência, numa escala que vai até 10. Apenas 2,24% tinham nível de
conhecimento adequado para o período de estudo, de acordo com o levantamento.
Na comparação entre os resultados das provas
de 2015 e 2017, o estado conseguiu mulhorar em 1,1% o desempenho médio em
Português. No caso da Matemática, porém, o resultado foi negativo, com uma
queda 0,5 pontos.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário