Após anos
de espera como solução do transporte de passageiros na Grande Natal, a
Companhia de Transportes Urbanos (CBTU) finalmente definiu setembro como prazo
máximo para abrir a licitação para compra de 12 Veículos Leves sobre Trilhos
(VLTs). Entretanto, eles circularão apenas entre Natal e Extremoz. Os usuários
das cidades de Parnamirim e Ceará-Mirim, hoje beneficiados pelo sistema de
trem, não terão acesso ao sistema nesta primeira etapa, que deverá ser iniciada
em meados de abril de 2014. "Verba não foi suficiente", informou a
direção estadual da estatal.
Durante a realização da Copa do Mundo em Natal, pelo menos dois VLTs já deverão
estar fazendo o transporte de passageiros entre Natal e Extremoz, se obedecidas
as cláusulas do contrato celebrado entre a empresa vencedora da concorrência
pública e o Governo Federal. Na última segunda-feira foi realizada uma
audiência de instrução para licitação dos veículos no Rio de Janeiro. O projeto
é uma parceria entre a União e o Governo do Estado.
Apesar do anúncio da licitação para implantação dos VLTs em Natal, a
superintendência da CBTU informou que até o momento ainda não foram agendadas
reuniões com o Governo do Estado, parceiro do projeto, para formulação de uma
ação conjunta. O governo potiguar será responsável, principalmente, pelas obras
de reestruturação nas dez paradas das linhas Natal-Extremoz.
"Infelizmente, ainda não pudemos marcar estes encontro para unificarmos
nossas ações", disse Cavalcanti.
40 km/h
Caberá à Companhia Brasileira de Trens Urbanos a aquisição de 20 veículos,
sendo 12 para Natal e oito para João Pessoa (PB), cujo edital deverá ser
publicado até o mês de setembro. A licitação deverá ocorrer até dezembro deste
ano. Segundo o superintendente da CBTU no estado, João Maria Cavalcanti, cada
veículo terá capacidade para o transporte de 600 passageiros. O VLT terá 18
metros de comprimento, ar condicionado, acessibilidade aos portadores de
deficiência física e velocidade máxima de 40km/h. Os veículos serão similares
aos que já estão em operação nas cidades Recife e Maceió. Cada veículo será
constituído por três carros movidos a tração diesel elétrica e diesel
hidráulica.
De acordo com Cavalcanti, o contrato deverá estrar em vigor a partir de janeiro
de 2013. "Com 15 meses deveremos receber o primeiro veículo, e ao fim de
32 meses teremos aqui todas as unidades em pleno funcionamento". Os VLTs
deverão utilizar as mesmas linhas que já operam nos três urbanos até Extremoz.
Promessas
"Infelizmente o orçamento de R$ 154 milhões não foi suficiente para
ampliarmos a linha do VLT até Ceará-Mirim e nem a Parnamirim", disse o
superintendente da CBTU no RN, João Maria Cavalcanti, garantindo que estas
cidades deverão ser contempladas no futuro. O governo federal liberou, por meio
do PAC Equipamentos, um total de R$ 721 milhões para aquisição de trens para os
estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A
CBTU informou que os veículos serão entregues pela empresa alternadamente para
Natal e João Pessoa.
Cavalcanti afirmou que ainda não ficou estipulado quanto será cobrado pela
tarifa. "Isso será definido posteriormente, mas adianto que o grande valor
agregado do VLT é a integração com os ônibus municipais" A tarifa dos
trens urbanos que já operam nas linhas região metropolitana é de R$ 0,50 -
subsidiados pelo governo federal.
Durante 47 meses, incluído o período de fabricação, fornecimento dos veículos e
implantação do sistema, a empresa vencedora da licitação deverá dar assistência
técnica, capacitação operacional e prestação de serviços. "Após a
implantação a empresa deverá ficar ainda por cerca de quinze meses
aperfeiçoando o sistema."
Fonte: Jornal Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário