Contatos

Contatos

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Riacho da Cruz: implantação de curso preparatório para vestibular fica só na promessa

Uma nova perspectiva de acesso ao ensino superior para os alunos de baixa renda e oriundos de escolas públicas do Município de Riacho da Cruz foi lançada pelos vereadores desta cidade na sessão ordinária de 12 de agosto do corrente ano.

Por meio de solicitação conjunta os 8 (oito) vereadores da base aliada do Governo municipal propuseram na sessão ordinária, a implementação de um cursinho pré-vestibular, o qual iria beneficiar dezenas de estudantes que irão prestar o certame em 2012. Segundo informações repassadas por um dos blogs da cidade, o prefeito iria encaminhar projeto de lei regulamentando a criação do curso o mais rápido possível para que o mesmo pudesse ser instalado em tempo hábil para seu efetivo funcionamento ainda esse ano.

O fato é que, 119 dias após a solicitação o cursinho preparatório para vestibular não saiu do papel, caiu no esquecimento, tomou chá de sumiço, como diria minha vó, “escafedeu-se”. Isso mostra a incapacidade do governo municipal em desenvolver políticas públicas.

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) já divulgou neste ultimo dia 10 de novembro o edital para o Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012), que vai ofertar 2.472 vagas nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com provas marcada para 04 e 05 de março, e o cursinho de Riacho da Cruz que seria preparatório para o vestibular, não lançou sequer o local onde poderia acontecer as aulas.

Os críticos poderão até olhar tal processo involutivo por parte do poder público e dar suas opiniões. Garanto que não estou vendo esta situação como uma vantagem competitiva.

Existem no município de Riacho da Cruz inúmeras pessoas que têm interesse em cursar faculdade e não têm condições financeiras de pagar um curso preparatório para o vestibular, oferecido por escolas particulares, e por isso, o cursinho seria de grande importância.

7 comentários:

  1. É, realmente ja houve tempo suficiente para por esse cursinho em prática. O vestibular tá em cima.

    ResponderExcluir
  2. Eu agradeço o prefeito Marcos Aurélio pelo que ele fez por nós da UVA, mas é preciso tambem investir em um cursinho.

    ResponderExcluir
  3. Uma das coisas que o poder público poderia fazer era colocar os recém formados de pedagogia para darem aula no cursinho, dessa forma estaria tirando o cursinho do papel e dando oportunidade de emprego aos recém formados, tenho certeza que eles são capazes de dar essas aulas, é só uma questão de pensar como executar as coisas, se temos a necessidade de se implantar um cursinho, e temos 42 pedagogos recém formados na cidade, colocaremos os mesmos em sala de aula. Não acham?

    ResponderExcluir
  4. É uma boa idéia aproveitar esses pedagogos nesse cursinho. Próximo ano tem vestibular na UFRN e na UERN e com a ajuda desses profissionais poderia aumentar o índice de aprovação de nossa cidade. Seria uma revolução na educação do Riacho da Cruz. Um exemplo para outros municípios. Dá oportunidade para todos. Só assim tiraria essa cultura de desbulha de feijão da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos vereadores de Riacho da Cruz, e por este blog maravilhoso, obrigado, parceiro.

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com suas colocações André, até porque os possíveis alunos desse tal cursinho que tanto foi alardeado aos quatro cantos da cidade, não viam a hora de começar o curso. O extranho é que entre esses 8 (oito) vereadores da base aliada do Governo municipal que propuseram em sessão ordinária a implementação de um cursinho pré-vestibular o qual iria beneficiar dezenas de estudantes, um deles tem sua história ligada a educação e, muitos dos seus eleitores são esses jovens que muito esperam o início do curso e, o mínimo que o Vereador Girdano que é da base aliada poderia fazer, era dar celeridade através de cobrança ao executivo para sair do papel e tornar-se realidade esse cursinho.
    Mais uma vez André parabéns pela cobrança.

    ResponderExcluir
  7. Os vereadores fizeram a parte deles, falta o executivo cumprir a sua.

    ResponderExcluir