Contatos

Contatos

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Programa do Leite será municipalizado

O Programa do Leite deverá ser municipalizado, revelou o secretário estadual licenciado de Agricultura e Pesca, Betinho Rosado, em entrevista ao Jornal 96 nesta quarta-feira (23).

A medida surge como solução aos problemas logísticos que têm se apresentado e está sintonizada com a Portaria nº 37 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que regulamenta a fiscalização do programa. Os principais obstáculos são atrasos no pagamento aos produtores e a falta de oferta do lacticínio em determinados períodos.

De acordo com o secretário licenciado, durante o período de chuvas o litro do leite é comprado pela administração pelo dobro do preço praticado no mercado, o que atrai os produtores. "Mas durante a estiagem, o mercado sobe o preço para um patamar maior do que praticamos, o que gera escassez dentro do programa", disse.

Ele explicou que o atraso no pagamento aos produtores - a dívida soma R$ 10,5 milhões - foi em parte gerado pela demora em renovar um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social. O déficit está sendo negociado.

Betinho Rosado comentou que um projeto piloto é desenvolvido com trinta prefeituras, e que até o próximo ano todos os municípios do Estado estarão adaptados ao novo sistema. Questionado sobre os riscos da nova logística, ele afirmou que ao Estado competirá fazer sua parte.

O secretário negou a afirmação lançada pela oposição de que o Programa do Leite sofreu redução de 50% em todo o RN, e prometeu retomar a média diária de distribuição do líquido de 155 mil litros. Atualmente, esse índice gira em torno de 100 mil.
No minuto

2 comentários:

  1. Agora é que vão negociar a vaga no leite por voto.

    ResponderExcluir
  2. Além de trocarem leite por votos, o que vai aparecer de fazendeiro vendendo leite a preço de ouro, vai ser uma verdadeira farra com dinheiro público.

    ResponderExcluir