Contatos

Contatos

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Notas do Enem serão divulgadas nesta sexta-feira!

Os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta sexta-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos saberão quanto tiraram em cada uma das provas. Os resultados estarão disponíveis na internet, na página do Inep.

Os estudantes terão acesso a uma tabela com a nota obtida em cada uma das provas: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Eles ainda não terão, porém, acesso ao espelho da redação, com a correção mais detalhada do texto, que será divulgado posteriormente.

A edição de 2015 do Enem aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo).

Considerada a prova mais importante do País, o Enem deve teve mais de 7 milhões de participantes em 2015, de acordo com o MEC.

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino médio e apoiar decisões sobre políticas públicas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem, atualmente, um papel cada vez mais importante na vida dos estudantes brasileiros.

Veja a seguir o que você pode fazer com a nota do Enem:

Concluir o ensino médio com a nota do Enem

Uma das possibilidades do Enem é servir de certificado de conclusão do ensino médio. É uma possibilidade para aqueles adultos que não cursaram ou concluíram esse nível de escolaridade no tempo adequado. Ou seja, mesmo não tendo frequentado ou terminado o ensino médio regular, é possível conseguir um certificado de conclusão do ensino médio apenas com a nota do Enem. Esse certificado tem o mesmo valor dos certificados emitidos pelas escolas regulares e pode ser usado como documentação para os mesmos fins: currículo, matrícula em universidades, inscrição em concursos etc.

Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio usando o resultado do Enem, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:

- ter 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem daquela edição

- conseguir pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas objetivas (Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

- obter pelo menos 500 pontos na Redação.

O interessado em obter o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem deve fazer essa opção no momento da inscrição para o exame. Tendo cumprido os requisitos e atingido as notas mínimas ele deve, então, procurar os órgãos autorizados a emitirem esse certificado, as chamadas Unidades Certificadoras, que são as Secretarias Estaduais de Educação e os Institutos Federais de Educação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  tem uma seção específica sobre a certificação do Enem com a lista das Unidades Certificadoras em seu site: inep.gov.br. O Edital do Enem também apresenta essa lista

Um comentário: