Contatos

Contatos

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Cuidados...Gestantes do Bolsa Família receberão repelentes, diz ministro da Saúde!

Declaração do ministro foi feita em reunião com a presidente, Dilma Rousseff.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou na manhã desta sexta-feira, 29 de janeiro, que as grávidas cadastradas no Bolsa Família receberão repelentes para se protegerem do Aedes aegypti, mosquito do Zika vírus. O mosquito é transmissor da doenças que vem sendo associada ao surto de microcefalia em bebês do país. Segundo ele, o governo federal já negocia junto aos laboratórios o preço do produto para distribuir a todas as gestantes do programa.

A declaração foi feita em reunião com a presidente da República, Dilma Rousseff, e outros sete ministros. Além dos gestores de Estado, também participaram, por videoconferência, os governadores de Pernambuco, Bahia, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro.

"Os fabricantes de repelentes terão conosco o compromisso de não desabastecer as farmácias, para que todas as grávidas - e não só as que recebem o Bolsa Família - possam ter acesso (ao produto)", disse Castro, na oportunidade.

O ministro ainda falou sobre a agenda de combate ao inseto para os próximos dias, que inclui "eliminação dos criadouros em todos os prédios públicos do governo federal espalhados pelo País" e "estabelecer uma rotina para evitar que o mosquito nasça".

Plano de combate
O próximo mês será palco do combate intenso ao mosquito. Para o dia 4 de fevereiro, está programada uma mobilização em todos os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam públicos ou privados. Para o dia 13, cerca de 220 mil militares das Forças Armadas vão "visitar o maior número possível de residências", distribuindo panfletos, cartilhas e instruções para eliminar os focos de proliferação do inseto.

No dia 20, haverá uma ação conjunta de conscientização, que reunirá 50 mil militares, 70 mil agentes de combate a endemias, 260 mil agentes comunitários de saúde e bombeiros e policiais militares dos Estados. Apesar de já ter falado que "estramos perdendo a guerra contra o Aedes", Castro afirmou, na reunião, que o combate ao mosquito é um trabalho "permanente e ininterrupto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário