Contatos

Contatos

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Previsão...“2016 será mais um ano de seca no Rio Grande do Norte”, afirma meteorologista!

Dados mostram que, as chuvas permanecerão abaixo da média, e que mudanças neste cenário só dependerá do comportamento do Oceano Atlântico.
O inverno no Estado, que acontece entre os meses de fevereiro a maio, pode estar seriamente comprometido. O alerta nada animador para o homem do campo é do setor de meteorologia da EMPARN – Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN, que acompanha a atuação do El Niño, que influencia diretamente no clima em várias regiões no mundo.

O portal MOSSORÓ HOJE entrou em contato com o meteorologista Gilmar Bistrot, da EMPARN, que fez uma previsão baseada na atuação do El Niño. O fenômeno meteorológico encontra-se na categoria de maior intensidade, e a região pode enfrentar o quinto ano seguido de estiagem. “Analisando dados, podemos afirmar que o fenômeno voltou a intensificar anomalia acima de 3 graus, o que pode trazer consequências como o aumento da temperatura”, disse.

Ele aproveitou a oportunidade para desmentir algumas informações que foram veiculadas em blogs, onde o mesmo teria informado que o inverno começaria mais cedo no Estado e que seria de maior intensidade em 2016.

Bistrot acrescenta ainda que dados mais precisos sobre o inverno na região só poderão ser analisados no mês de dezembro e início de janeiro, e faz um alerta: “Os modelos de previsão, todos eles no período chuvoso, podem trazer anomalias no Pacífico em torno de um grau e meio, e isso comprometerá todo o período chuvoso”.

Os dados mostram que, as chuvas permanecerão abaixo da média, e que mudanças neste cenário só dependerá do comportamento do Oceano Atlântico. “Estamos aguardando o comportamento do Oceano que pode acontecer alguns sistemas que trazem chuvas nesses meses, porém, não dá para fazer uma previsão mais precisa. Se tiver alguma mudança, será por conta do Atlântico que trará um cenário um pouco melhor em 2016”, frisou Bistrot.

Retificando matéria publicada anteriormente que dizia que o inverno no RN começaria mais cedo e seria um dos melhores dos últimos anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário