Contatos

Contatos

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Janela...Senado aprova PEC que autoriza troca de partidos sem perda mandados!

Artigo será promulgado, porque não foi alterado, resto da PEC fica pendente de aprovação
Os senadores aprovaram ontem, em dois turnos e com 61 votos favoráveis, parte da proposta de emenda constitucional para possibilitar que os detentores de mandatos eletivos possam deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da Emenda Constitucional, sem perder o mandato. A desfiliação, porém, não será considerada para fins de distribuição dos dinheiro do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.

Atualmente, os deputados e vereadores só podem se desfiliar do partido pelo qual foram eleitos se forem para um novo partido político. O artigo aprovado hoje visa a inibir a criação de legendas apenas com o intuito de recepcionar os parlamentares insatisfeitos. Os detentores de mandatos majoritários podem fazer a mudança sem o risco de perder o mandato.

“A proposta significa, na prática, criarmos um instrumento constitucional para estancar a deformação do processo político brasileiro e, especialmente, o processo partidário”, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário