Contatos

Contatos

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Itaú: Crianças são flagradas trabalhando em matadouro público

Crianças em Itaú/RN

Itaú: Pelo menos três crianças vêm trabalhando no matadouro público do município de Itaú, no Médio Oeste potiguar. O flagrante foi feito pela equipe de reportagem do Jornal O Vale do Apodi, que presenciou os menores de idade mantendo contato direto com as fezes dos animais ao trabalhar no corte de vísceras de um porco que estava sendo abatido para ser comercializado na feira da cidade.

O matadouro de Itaú fica às margens da BR-405, na entrada da cidade. O estabelecimento funciona sem condições de higiene e sem a fiscalização dos órgãos competentes.

Além de serem expostos ao risco de doenças, as crianças ainda assistem a mortes brutais de bois, porcos e bodes. Os animais são abatidos a marretadas na cabeça.

A falta de higiene mostra que a população de Itaú vem consumindo uma carne de origem prejudicial para a saúde.

Segundo populares, as crianças trabalham no matadouro de Itaú por sobras de animais para suprir a alimentação das famílias delas.

Os dejetos do abatedouro de Itaú - por falta de fossas - terminam descendo em um riacho e desaguando no rio Apodi e caindo na bacia hídrica da barragem de Santa Cruz, principal ponto turístico e o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte.

O chefe de gabinete civil da Prefeitura de Itaú, Wilson Melo, informou que o prefeito Edson Melo, já está tomando as providências para colocar em funcionamento um novo abatedouro público, que foi construído pelo município.

“A Prefeitura está aquirindo equipamentos, que estão orçados em R$ 160 mil, e logo estarão funcionando, atendendo a todas as exigências de higiene do Ministério da Saúde”, garantiu Wilson Melo.

Sobre a presença de crianças no atual abatedouro de Itaú, Wilson Melo disse que vai apurar as denúncias e tomar as providências necessárias para resolver o problema.

* Com informações d'O Vale do Apodi.
* Via Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. Caro André,

    Agradeço muito pela postagem dessa matéria, estava procurando seu E-mail para pedir-lhes que publicasse essa excelênte matéria, pois é um problema que está ligado a minha cidade tão amada, e que tanto tenho ficado triste com os problemas que venho encontrando, sou apaixonado por Itaú, é tanto que até tatuagem referênciando meu amor eu fiz, mas tudo bem depois de minha declaração ao meu lugar vamos tratar da reportagem em si, pois é necessário comentá-la já que tanto me envolvo, de atrevido na cidade de minha esposa, e a agora tenho a oportunidade de falar de minha cidade.
    A cidade de Itaú, tem muitos problemas, confesso, que por mais que tenha feito algumas críticas à cidade de Riacho da Cruz à admiro muito, e não só isso sempre em minhas discussões com o prefeito de Itaú, dou exemplo das ações que são desenvolvidas em Riacho da Cruz, e o questiono porque ele não se espelha nas construções e projetos dessa cidade, por fim em Itaú a coisa é séria.
    O poder legislativo é uma vergonha para cidade só são candidatos, depois que ganham esquecem que eram candidatos e precisaram do povo, e viram as costas, assim como na maioria das cidades os vereadores em alguns casos são eleitos pela compra de votos, ação ilegal mas que é muito utilizadas pelos canditatos, HIPÓCRITAS que disputam o poder legislativo e o executivo também, e ao chegarem ao poder nada fazem, nada fazem isso mesmo não digitei errado digitei duas vezes e mais uma NADA FAZEM, está aí uma prova disso.
    Nesse caso temos um outro órgão que também não os vejam trabalhando, O CONSELHO TUTELAR MUNICIPAL, também foram eleitos por eleição dirata, a população quem escolheu, e eles não FAZEM NADA, esse flagra foi ótimo para que sejam acionadas as cabeças do cidadãos itauenses para enxergar as condições que estão sendo dadas as crienças, cadê o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil?? a política desse projeto não é apenas dar dinheiro aos professores para eles ficarem brincando em sala de aula, é precisso ERRADICAR mesmo, procurar saber se essas crianças estão trabalhando, ou melhor primeiro deve-se saber se elas foram incluídas no programa, e se não qual foi o motivo que as deixaram fora.
    Uma calamidade administrativa, caro André, ao se falar de Itaú, sou fã de Riacho da Cruz, pois comparando as dua administrações metarforizado-as digo, que essa primeira seria um copo de veneno e a segunda um copo de iorgute de morango, e o grande problema está na ausência maior de jovens que sejam críticos e falem, já falei com algumas pessoas que fazem a administração, mas como moro aqui em Natal, e tenho pouco tempo fica meio complicado para estar lutando pelos direitos da população, além disso os Blogs que tem lá, são muito passivos de aceitação das condições impostas pela administração, mandei um E-mail para o blogueiro de lá, vamos ver se ele vai publicá-la.
    Portanto André, foi um pouquinho de minha fala agonizante diante da situação que encontro minha cidade, desculpe expressar no seu Blog, pois de repente você pode dizer que não tem nada a ver, pois não é de Itaú, mas foi o espaço que encontrei além da Tribuna do Norte para expressar meu ponto de vista.

    Abraço
    Katson Fernandes

    ResponderExcluir