Contatos

Contatos

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Deu no Blog do Rillen Rossy: Manifesto de repúdio a inércia do esporte em Riacho da Cruz


PCdoB, 02 de fevereiro de 2011

Refletindo a conjuntura política de Riacho da Cruz, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em sua comissão provisória nesta referida cidade, repudia a notória e descabível inércia do poder público municipal em Relação ao esporte desta cidade de povo alegre, humilde e hospitaleiro.

Não é segredo, nem fato oculto o que vem acontecendo com o saudoso esporte de Riacho da Cruz que decai a cada dia. Há tempos, homens e mulheres de bem desta cidade tentam entender o que, de fato, motiva o descaso público para com o esporte desta cidade. Ginásio, quadras esportivas e um estádio [em construção há anos] não principia atuação de desenvolvimento esportivo em qualquer sociedade, seque faz alusão ao mínimo de atenção que este segmento social de fundamental importância para qualquer cidadão deve ter.

O PCdoB de Riacho da Cruz publica seu repúdio e indignação a este descaso. Não podemos, em verdade, nos calar e assistirmos silenciosamente a isto enquanto os gestores de minha cidade aplaudem nosso silêncio. É chegada a hora da juventude riachocruzense, bem como todos os amantes do esporte deste município, atletas de futsal, voleybol, mini-campo, futebol, handebol e as demais categorias esportivas, unirem-se em prol daquilo que um dia foi singularmente essencial na vida de todos nós de Riacho da Cruz.

Faço este pedido de reflexão em homenagem aos momentos guardados em minha memória dos tempos em que, alegremente, corria descalço atrás de uma bola, tentando encontrar a felicidade no esporte, sob a valiosa orientação de meu grande amigo Cleilton Filgueira. Inocente criança que amava a prática esportiva e sonhava, como toda criança, em tornar-se, quem sabe, um atleta profissional. Estas lembranças, graças a Deus, não estão apenas em minha sutil, mas veemente memória. Ela se alastra jovem a jovem que, outrora, em suas infâncias dedicaram momentos inesquecíveis ao lado de seus amigos, partilhando um pouco da felicidade de jogar bola, ou qualquer outro esporte. Ainda, não é exclusivo às crianças o direito e o sonho de praticar esportes. O sonho do esporte é universal e independe de idades.

Acompanho, hoje, a visível decadência do esporte de Riacho da Cruz e a falta que a este Cleiltão faz. Reconheço, todavia, a existência física de locais nos quais possam praticar esportes. No entanto, estruturas físicas não são o suficiente para que homens, mulheres, jovens e crianças dediquem-se ao lazer e ao prazer de correrem em busca de uma bola, às vezes, caindo, outras tantas vezes erguendo-se. E mais, o fascínio de comemorar um gol, ato tão mágico do esporte, por aqui transformou-se em alguns poucos gritos isolados de meus amigos e conterrâneos que, corajosa e persistentemente, não desistem de divertir-se praticando esporte.

Aqui, louvo a Riacho da Cruz, por ter jovens tão sonhadores e que não permitiram, nem permitirão a morte do esporte desta cidade. Meus amigos, amantes do voleybol, do futsal, do futebol e das demais categorias não menos importantes do esporte, a todos vocês PARABÉNS pelo esforço que, sem dúvidas, será recompensado.

Lamento-me, entre tantas coisas, pela perca irreparável de Cleiltão no passado e, hoje, do grande amante e professor dedicado ao esporte Fagner, conhecido por nós, como “guiné”. A perca destes para o esporte, só confirma o que digo com segurança.

Eu, humilde e fraco, junto-me a vocês para lutar pela causa do esporte, sem medo!! Assim, faço memória do provérbio: “Frater qui adjuvatur a fratre, quase firma” – “Irmão que é ajudado pelo irmão é como uma fortaleza inexpugnável”. E mais: “Um fraco mais um fraco não são dois fracos, mas um forte, porque a solidariedade gera a força e cria a solidez da fraternidade” – Leonardo Boff.

Portanto, amigos, colegas e conterrâneos de Riacho da Cruz, sintam-se abraçados e solidarizados por mim e por minha amizade. E que nós, juntos, saibamos reiniciar, com ou sem apoio, o prazer de comemorar um ponto marcado ou a proeza de um gol comemorado.

Rillen Rossy Rocha Reges,
Presidente municipal do PCdoB


NOTA: Antes de reproduzir esta matéria do blog do Rillen Rossy, procurei através de minhas fontes o coordenador de esporte desta cidade, no entanto, o mesmo não se encontrava em Riacho da Cruz. Este blog apresente-se como um espaço democrático, e está de portas abertas para qualquer pronunciamento do secretario e ou coordenador de esporte desta cidade de Riacho da Cruz, assim como, para qualquer cidadão Riachense que queiro expressar suas opiniões. É só procurar este Blogueiro, pessoalmente, ou nos enviar um email. ficaremos aguardando contato.  

3 comentários:

  1. Força e Honra Irmão, estamos juntos nessa luta!!!

    ResponderExcluir
  2. Por Quem Os Sinos Dobram
    Raul Seixas
    Composição: Raul Seixas
    Nunca se vence uma guerra lutando sozinho
    Cê sabe que a gente precisa entrar em contato
    Com toda essa força contida e que vive guardada
    O eco de suas palavras não repercutem em nada

    É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro
    Evita o aperto de mão de um possível aliado, é...
    Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo
    Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo

    Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
    Coragem, coragem, eu sei que você pode mais

    É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro
    Evita o aperto de mão de um possível aliado
    Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo
    Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo

    Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
    Coragem, coragem, eu sei que você pode mais.

    ResponderExcluir
  3. Ilustre Rillen Rossy,
    Minhas saudações.
    Não conheço o ilustre blogueiro, mas observando e sendo leitor e admirador do seu trabalho, venho manifestar o meu sentimento de tristeza pelo o que está acontecendo com o esporte de Riacho da Cruz. Como já comentei em matérias anteriores, conheci de perto e contribuí com o esporte desse município no ano de 1993 a 1997. O Cleilton era também um dos articuladores do esporte, realizávamos torneios e víamos na face de cada um a sensação de alegria e um semblante de agradecimentos. Hoje, tudo aí está parado no tempo. Se existe preocupação, essa preocupação do gestores ou digamos, dos gestores é em não mostrar a dura e triste realidade em que passa esse município. Sinto-me triste, porque antigamente, em data não tão longíqua assim, o esporte de Riacho da Cruz era um dos melhores do Alto Oeste. Vocês tem que bater sempre na mesma tecla, cobrar com muita seriedade, porque nós sabemos que existem verbas para o esporte e essas verbas parecem desaparecer como nuvens carregadas por fortes vendavais.
    O meu abraço a todos que fazem o esporte dessa maravilhosa cidade.

    ResponderExcluir