Contatos

Contatos

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Governador assina retomada de Obras da Adutora do Alto Oeste, e pode minimizar colapso no abastecimento de Riacho da Cruz!

O Governador Robinson Faria assinou nesta quarta-feira (01) em Pau dos Ferros, a ordem de serviço para a retomada das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste, paradas desde 2013. Com a finalização das obras, cerca de 10 municípios terão seu abastecimento de água regularizado, entre elas Pau dos Ferros, um dos que mais sofrem com problemas de abastecimento.
"Estou aqui com minha equipe técnica da Semarh, Caern e Igarn para discutirmos os problemas da região no que diz respeito à crise hídrica. A seca já castiga nosso estado há muitos anos. Mas não podemos mais pensar em modelos paliativos, porque as pessoas estão cansadas. Precisamos planejar para os próximos anos", disse o governador.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, "Até hoje nessa gestão já foram perfurados mais de 150 poços. O abastecimento com carros pipa foi estendido também para as zonas rurais. Estamos ousando, como sempre diz o governador, instalando em João Câmara um projeto piloto de um dessalinizador, movido a energia solar, dentro do Programa Água Doce".

Mairton informa que a conclusão da obra vai permitir que 10 municípios, do Alto Oeste, saiam da situação de colapso e outros três saiam do sistema de rodízio.

No Rio Grande do Norte, atualmente 153 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de emergência por conta da estiagem.

Vários reservatórios do Estado se encontram em situação emergencial, como é o caso da: Barragem de Pau dos Ferros, Itans, Armando Ribeiro, Gargalheiras e Santa Cruz. 

Em maio deste ano, o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, veio ao RN e anunciou o investimento de R$ 3 milhões beneficiando o programa emergencial de distribuição de água por carros-pipa nos municípios potiguares atingidos pela estiagem. Outro repasse trata-se da liberação de R$ 1 milhão para a conclusão da adutora de Carnaúba dos Dantas.

Veja matéria completa AQUI.

O Sistema Adutor Alto Oeste é composto de dois sistemas independentes. Com água da barragem de Santa Cruz serão beneficiadas as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’água dos Borges, Lucrécia,  Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias.

Já com a água do açude de Pau dos Ferros serão beneficiadas as cidades de Luís Gomes, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Pilões, Alexandria, Tenente Ananias, Riacho de Santana, Água Nova, José da Penha, Major Sales, Paraná e Pau dos Ferros. Inicialmente a obra também atenderá 66 comunidades rurais na bacia do alto e médio Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário