Contatos

Contatos

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Papa ressalta importância dos prefeitos no combate ao tráfico de pessoas e às mudanças climáticas

Prefeitos e prefeitas de várias partes do mundo se reuniram com o Papa Francisco nesta terça-feira, 21 de julho, no Vaticano. De acordo com o líder católico, as autoridades locais são essenciais no enfrentamento das mudanças climáticas e do tráfico de pessoas.
O encontro teve como tema a “Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o Comprometimento das Cidades”. Na ocasião, foi abordado o papel dos governos locais e regionais em gerar inovação e atuar como liderança em questões relacionadas às mudanças climáticas e ao trafico de pessoas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que esse reconhecimento reforça a importância de uma abertura maior para os governos locais. Para que eles influenciem de forma mais direta as negociações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima e desenvolvimento urbano sustentável, que ocorrerão em 2015 e 2016.

Atuação mais forte

Essa iniciativa é também um convite para uma atuação mais forte dos gestores locais em políticas relacionadas ao clima. Ações nas áreas de resíduos sólidos, saneamento, mitigação de desastres naturais, mobilidade urbana sustentável estão alinhadas com isso. Portanto, muitas ações locais estão vinculadas às agendas internacionais.

Os prefeitos, prefeitas e representantes de governos locais e regionais presentes no encontro assinaram a Declaração “Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o Comprometimento das Cidades”. O documento reconhece as urgências geradas pelas mudanças climáticas e que a Cúpula de Paris, celebrada em dezembro de 2015, pode ser a última oportunidade efetiva de negociar acordos sobre o aquecimento global abaixo de níveis cientificamente comprovados.
Foi destaque a importância de se criar transformações no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam por fim à pobreza extrema, garantir o acesso universal à saúde, educação de qualidade, água potável e energia sustentável, além de fomentar a cooperação para erradicar o tráfico de pessoas e todas as formas de escravidão moderna.

Na Declaração, os prefeitos afirmam: “queremos que nossas cidades e assentamentos urbanos sejam cada vez mais socialmente inclusivos, seguros, resiliente e sustentáveis”. Este trecho faz referência direta ao ODS de número 11, chamado ODS urbano, diretamente vinculado com o desenvolvimento local sustentável.

O encontro continua nesta quarta-feira, 22, quando os prefeitos participarão do Simpósio “Prosperidade, Pessoas e Planeta: Alcançando o Desenvolvimento Sustentável nas Nossas Cidades”, organizado por Sustainable Development Solutions Network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário