Contatos

Contatos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Umarizal: Bairro São José entre lama e buracos

A situação do bairro São José em Umarizal é o retrato do descaso do poder público. As ruas sem qualquer benefício de urbanização agonizam no período de chuvas intensas. Conforme informações dos moradores do bairro, os imóveis são taxados com IPTU de alto preço. Em oposição a isso as vias não possuem pavimentação, não há sistema de coleta de esgoto e em muitos locais não existe iluminação pública. É possível perceber sem muitos esforços os esgotos que correm em céu aberto, assim como o mato que toma conto da área urbana do bairro.
Assim como o centro da cidade que tem toda sua área pavimentada, o São José é um bairro em que circulam muitas pessoas que visitam Umarizal, esses visitantes ao chegarem ao bairro iram encontrar uma situação de calamidade de uma região urbana. A falta de urbanização do bairro é constrangedor para a administração municipal. Infelizmente esse não é um problema recente, daqueles que se poderia dizer que é uma situação momentânea e logo será resolvida. Em alguns locais é possível perceber o acumulo de lixo nos terrenos baldios o que denota que também os moradores não têm consciência da preservação da saúde e do meio ambiente. O problema do lixo se agrava porque a coleta não é realizada diariamente e assim os dejetos acumulados são focos de ratos, moscas e pernilongos, perturbando e colocando em risco a vida dos próprios moradores.
A situação atual do bairro é esta: ausência de iluminação pública em muitas ruas e em muitos pontos, lixo que se acumula nas ruas e em terrenos vazios, principalmente de sacos plásticos que, de uma forma impressionante, cresce a infestação proporcionando um quadro desolador que apresenta a nítida e real perspectiva de abandono total do poder público para com a região; ruas sem pavimentação cheias de buracos e quando chove a lama toma conta, não existem passeios públicos, ou seja, calçadas para o trânsito dos pedestres que são obrigados a circular pelo meio das ruas. Segurança? Isso é uma utopia. Funciona exclusivamente o sistema de segurança privada e em alguns casos o serviço de vigias que os moradores contratam. Não obstante a tudo isso tem o IPTU que é pago pelos moradores da cidade, ou seja, a arrecadação municipal tem uma grande receita, mas não retorna essa receita em benefícios para os moradores. Faz-se necessário uma ação imediata, urgente para tornar o bairro São José com as condições mínimas de moradia. O poder público deve iniciar as obras de urbanização com a construção do sistema de coleta de esgoto, manutenção e ampliação da iluminação pública, pavimentação das vias, regulamentação para o processo de coleta de lixo e conservação dos imóveis vazios, fazer com que os proprietários conservem a limpeza dos terrenos sob pena de multa. São ações minimamente necessárias para que os moradores tenham condições de habitação num bairro que contribui para o desenvolvimento da cidade e por onde transita boa parte dos visitantes e turistas.

Um comentário:

  1. O Bairro São José é realmente desestruturado, falta calçamento, falta iluminação, falta politica de melhorias urbanas, e o pior ninguem faz nada.

    ResponderExcluir