Contatos

Contatos

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sete de setembro em Riacho da Cruz

O compromisso com a nação e com a tradição é, mais uma vez, levado a sério pelos Profissionais da educação Infantil de Riacho da Cruz. Na manhã de Hoje 7 de Setembro os profissionais da Educação Infantil juntamente com os alunos da Creche “Projeto Casulo” organizaram apresentações comemorativa ao dia da independência do Brasil.   
A festa cívica começou com a saída dos alunos da sede da creche e percorrendo a Avenida principal (Camila de Léllis) até a chegada enfrente a sede do poder executivo, onde executaram o Hino Nacional e o Hino da Bandeira.
A data (7 de setembro), que já foi um dos dias mais importante para o município chegando a fazer parte do calendário de atividades do mesmo hoje passa despercebida por grande parte da comunidade . Em 7 de setembro de 1822, o Brasil tornou-se independente de Portugal.
Infelizmente nenhuma autoridade política se fez presente a esse ato de manifestação cultural, onde nossas crianças foram merecedoras de aplausos.
Parabéns a todos que fazem a creche “Projeto Casulo” pelo compromisso com a nação e com a tradição do 7 de setembro.  

6 comentários:

  1. O processo de independência
    Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
    O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
    Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. caro André o poder público não foi comunicado pelos organizadores do evento, portanto não vamos criticar nossos representantes, a prova e tanto que mesmo o vereador marcondes não estava presente pois ele não falta aos eventos de riacho. faltou programação dos organizadores para divulgar o evento ficando como sempre a críticas para nossos gestores.........

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela iniciativa do evento... faltou divulgação agora o poder público e quem leva crítica de não está presente... já que vcs. são de uma panela só; se entendam a senhora secretária vai dá´um senhor puxão de orelhas pq. naõ avisaram a ela...........

    ResponderExcluir
  4. Uma boa iniciativa dos professor's do CASULO. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Quero dizer que não estou criticando o poder público quando digo que nenhum representante esteve presente no evento, estou apenas lamentando a ausência de tal, o que é diferente de criticar.

    ResponderExcluir
  6. creche e pré escola mundo feliz13 de setembro de 2011 às 12:10

    Nós que fazemos a CRECHE E PRÉ - ESCOLA MUNDO FELIZ, queremos agradecer os elogios recebidos pelo trabalho realizado e dizer aos leitores deste blog e em especial aos que postaram seus comentários, que o poder público deste município não estava presente no evento não pela ausência de programação e SIM por não acharmos necessário privá-los de usufruir do FERIADO para comparecer a culminância de um PROJETO INTERNO DA INSTITUIÇÃO que tinha como objetivo: Incentivar o sentimento de amor a pátria e valorizar a escola como participante da grandeza da pátria. E como ocorreu a CAMINHADA CÍVICA prevista em nossas atividades com o percurso final em frente a Prefeitura Municipal, poderia ter ocorrido em qualquer outra instituição, como a Câmara Municipal, Escolas, Conselho Tutelar e outros........

    ResponderExcluir