Contatos

Contatos

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Robinson conhece Plano de Segurança de Medellín, na Colômbia

A comitiva potiguar foi recebida no Comando de Polícia da cidade pelo Tenente Coronel Manuel Gilberto Salledo Reina, chefe de investigação do Departamento de Antioquia.
O governador Robinson Faria cumpriu nesta sexta-feira (26) o seu primeiro compromisso na cidade de Medellín, na Colômbia. A comitiva foi recebida no Comando de Polícia da cidade pelo Tenente Coronel Manuel Gilberto Salledo Reina, chefe de investigação da Polícia do Departamento de Antioquia. O encontro foi coordenado pelo general Humberto Guatibonza Carreño, comandante da Região de Polícia nº 6, da cidade de Medellín.

Na ocasião, a comitiva conheceu as ações exitosas executadas pelo Departamento de Antioquia para reduzir as taxas de homicídios em Medellín e região Metropolitana. Entre as medidas destacadas estão a articulação de entes privados com o Governo e a políticas de comunidade, criação da Secretaria de Segurança do município de Medellin, investimentos municipais na área de segurança, setorização dos serviços de investigação criminal (“Unidad de Alertas Tempranas”), fortalecimento do serviço de inteligência e a análise sistemática dos fenômenos criminais, sua evolução e impactos na segurança. Com estas medidas, o Governo colombiano conseguiu reduzir, consideravelmente, os assassinatos em Medellín nos últimos seis anos, passando de 2.161 homicídios em 2009 para 488 em 2015.

“Em Medellín, a filosofia de Polícia Comunitária ou Polícia de Aproximação tem protocolos bem definidos e com grande integração dos movimentos comunitários. Este trabalho tem sido fundamental para as ações preventivas de combate ao crime. Em 2015, aplicamos no RN o Ronda Cidadã que, por sinal, segue modelo semelhante e tem alcançado excelentes resultados com a redução de crimes nas áreas implantadas e aprovação de mais de 85% da população”, disse o governador.

Na sede da Secretaria de Segurança de Medellín, a comitiva foi recebida pelo subsecretário operativo da Segurança da cidade, o cientista político Andrés Felipe Preciado, que detalhou o planejamento organizacional do órgão, que é composto por quatro subsecretarias e atuam de forma descentralizadas nas atividades relacionadas a assuntos Operativos de Segurança, atuação em Espaços Públicos, Justiça para Cidadania e Comissão de Família.

“Antigamente tínhamos grandes problemas de segurança com taxas de homicídios que chegavam a 380 por 100 mil habitantes. Atualmente, somos referência mundial em segurança e conseguimos reduzir as estatísticas de assassinatos para 24 por 100 mil. Para se obter esta significativa redução seguimos três etapas principais que passaram pelo fim dos carteis, desmobilização de grupos paramilitares e reconfiguração do cenário criminal”, disse o subsecretário.

Atualmente, a Secretaria de Segurança de Medellín tem focado suas ações no combate aos crimes de extorsão, tráfico de drogas e controle de território.

O governador Robinson Faria também recebeu de Andrés Felipe Preciado o Plano Estratégico de Segurança desenvolvido pelas forças policiais em Medellín.

Ao fim, toda a comitiva foi convidada a conhecer o Centro de Comando e Controle de Medellín que recebe cerca de 30 mil ligações diárias e possui um sistema de videomonitoramento que conta com mais de 1300 câmeras. Na ocasião, Robinson Faria foi recepcionado pela Comandante da Polícia Metropolita de Antioquia, a Tenente Coronel Martha Herrera, que também apresentou um programa social desenvolvido na cidade denominado “Eu quero ser Polícia”.

O programa é voltado para crianças e adolescentes com o objetivo de estimular o patriotismo, a civilidade e o respeito pelos profissionais da Segurança.
“Foi emocionante ver a paixão das crianças pela Polícia Militar e o respeito e comprometimento que estes programas são tratados em Medellín com a participação popular. Aproveitei para conhecer Yeison Londoño, uma criança de 5 anos, que sonha ser sargento da Policia”, ressaltou Robinson.
Fotos: Christiano Couceiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário