Contatos

Contatos

sábado, 5 de maio de 2018

Deficiência...Com efetivo de 570 homens, Corpo de Bombeiros cobre menos que 0,5% do RN!

Hoje, existem apenas 570 bombeiros militares no RN, onde o mínimo deveria ser de 1.065 e o ideal de 3.500
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, afirmou, na noite desta quinta-feira, durante entrevista ao jornalista Alex Viana, no programa Cidade Agora, na 94FM, que o Estado está preparado para enfrentar um incêndio semelhante ao que ocorreu na madrugada dessa terça-feira, no Centro de São Paulo. Porém, ele admitiu sérios problemas enfrentados pela corporação – “que tem o terceiro menor efetivo do país” – sendo necessárias medidas mitigadoras em eventos adversos.

Segundo ele, os militares potiguares são treinados com as mesmas técnicas utilizadas em outros estados na atuação contra incêndios, mesmo não possuindo estrutura e logística ideal. Hoje, existem apenas 570 bombeiros militares no RN, onde o mínimo deveria ser de 1.065 e o ideal de 3.500. “A estrutura não evoluiu, não teve investimento. Temos só quatro unidades na região metropolitana, onde deveria existir o dobro. Hoje, a gente cobre menos de 0,5% do Estado, com bombeiros somente em Natal, Pau dos Ferros, Caicó, São Gonçalo do Amarante e Mossoró”.

Outra deficiência observada pelo comandante, os equipamentos utilizados hoje em dia na corporação estão obsoletos, com relação aos de estados vizinhos. O número de viaturas também é insuficiente. Segundo Monteiro, deveria existir o dobro. Para se ter uma ideia da deficiência, a escada do caminhão de alta plataforma aérea existente na corporação só tem capacidade para chegar ao 18º andar de um edifício – insuficiente para Natal, que já possui prédio de 40 pavimentos. “Esses prédios precisam estar enquadrados nas normas de segurança, a exemplo do sistema de hidrantes, porque senão a situação se torna grave”.

O Corpo de Bombeiros do RN também não possui cães farejadores (Brec), usados para localizar vítimas sob escombros em estruturas colapsadas. “Cada minuto é valioso e o cão seria uma excelente ferramenta. Tentamos implementar o canil, mas devido à falta de maior investimento tornou-se inviável”, lamentou.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros atende a uma média de 440 ocorrências mensais em Natal, onde as mais comuns são a captura de abelha, combates a incêndios urbanos, atendimentos pré-hospitalar (resgate), salvamentos aquáticos e corte de árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário