Contatos

Contatos

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Dinâmica da violência em Umarizal


A violência se destaca por ser um dos maiores problemas sociais, especialmente nos ambientes urbanos, tanto da atualidade quanto de tempos pretéritos. O avanço da urbanização organizada de maneira desigual existente especialmente nos países subdesenvolvidos pode ser considerado como uma das premissas da ampliação dos fatores correlacionados à violência seja ela de qualquer tipo e intensidade.

Os atos violentos correspondem a uma resposta, imprópria decerto, aos problemas sócio-espaciais enfrentados tanto pelos sistemas urbanos quanto pelo sistema rural em todo o mundo, o que não difere do espaço urbano de Umarizal, aonde o processo de urbanização e segregação espacial vem crescendo a todo instante, conseqüentemente, os problemas urbanos se tornam crescentes alcançando níveis preocupantes.

A violência urbana em Umarizal vem aumentando consideravelmente a cada ano, como foi constatado em pesquisas feitas e mostrada através de jornais de grande circulação local, “Gazeta do Oeste”, no qual relata uma quantidade expressiva de crimes ocorridos em Umarizal entre os anos de 2007 e de 2008. Por diversos motivos pessoas são executadas de forma bárbara, seja por vários tiros de pistola, ou espancadas. Em continuidade com o estudo da violência em Umarizal mostraremos em breve o resultado, que denota um aumento significativo do número de registro de ocorrência policial. Dentre essas ocorrências registra-se também o ponto mais alto da violência: O homicídios.

De acordo com as estatísticas as vítimas desta violência urbana em Umarizal são geralmente jovens até 35 anos e do sexo masculino, o que pode inferir uma ligação entre violência e o tráfico de/ou uso de drogas. Assim como afirma em relação às ocorrências registradas em Umarizal relacionadas ao uso de drogas e porte ilegal de armas, branca ou de fogo.  Nesta perspectiva, pode-se inferir que os jovens do sexo masculino estão mais susceptíveis a violência por estes estarem na sua maioria envolvidos pela criminalidade. Esta por sua vez corresponde a um dos grandes problemas urbanos decorrentes da segregação sociopolítico – espacial gerada por um processo da urbanização, desvinculado ao desenvolvimento social da população produtora desde espaço. O que promove a procura de certas estratégias de sobrevivência, neste caso citado acima, referente a uma estratégia ilegal, geralmente utilizada pelos grupos sociais desprivilegiados.

Vale salientar que a violência não é entendida como algo exclusivo dos espaços urbanos, porém como este espaço se caracteriza por conflitos sociais explícitos, campo de lutas entre as classes sociais, onde cada qual elabora estratégias de sobrevivência, ou seja, métodos diferenciados de sobreviver, a violência se mostra mais visível, mais aparente.

Diante das argumentações, pode-se afirmar que a urbanização da forma como se encontra organizada em Umarizal, assim como em todo o Brasil, ou seja, submetida aos interesses do sistema capitalista, o qual impõe e reforça tanto a divisão social do trabalho como a divisão territorial do mesmo exerce forte influência na dinâmica sócio-espacial de uma determinada localidade. Uma vez que a partir do crescimento urbano acelerado, sem que haja planejamento social, tem-se o desencadeamento de problemas urbanos, dentre os quais destaca-se a violência.

Por: André Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário