Contatos

Contatos

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Momento Saúde com o Enfermeiro willy

Quadro Momento Saúde
Caro leitor, depois de um período de ausência está de volta o quadro MOMENTO SAÚDE. Nesta semana abordaremos algumas formas importantes de prevenção contra QUEIMADURAS no período junino.

Estamos no mês em que se comemoram as festas juninas, para celebrar esta linda tradição muitas pessoas acendem fogueira, comem canjica e toda cidade fica enfeitada com coloridas bandeirinhas. No período junino é comum a queima de fogos de artifício. A sua beleza contagia as crianças, os jovens e até os adultos. No São João, o céu se enche de luzes e cores, mas também de muitos perigos. É neste período que acontece um grande número de acidentes. As queimaduras, as amputações e lesão na visão são as mais comuns. E as crianças, as maiores vítimas.
A maior parte desses acidentes é conseqüência do mal uso de fogos de artifício e no manuseio incorreto de fogueiras. Muitas vezes as pessoas não seguem as recomendações de segurança para utilização dos fogos e acabam transformando sua festa junina em tragédia.
Vejamos aqui alguns cuidados a serem tomados para evitar a ocorrência de queimaduras e também como agir diante de uma vitima de queimaduras.

O ideal é evitar manuseá-los, mas caso tenha que fazê-lo, é sempre importante seguir alguns cuidados como:
Seguir as recomendações de segurança do fabricante.
Nunca carregar bombinhas nos bolsos.
Nunca acender próximo ao rosto.
Não fornecer fogos a crianças como também evitar expor a criança aos riscos das explosões. A atenção deve ser redobrada por parte dos pais.
Evitar associar o uso de bebidas alcoólicas a brincadeiras com fogos.
As fogueiras devem ser feitas longe de aglomerações e árvores.
Não deixe as crianças próximas às fogueiras, principalmente quando estiver iniciando o fogo.

Primeiros socorros

Para quem se queimou a dica é simples: Molhe de imediato com água corrente e fria (nunca use gelo) a parte do corpo que entrou em contato com o fogo.
Retire da área queimada cintos, anéis e relógios antes que a área atingida comece a inchar(edema)

Cobrir o local com pano limpo e úmido sempre que possível.
Procurar imediatamente atendimento médico para um tratamento mais adequado.

ATENÇÃO!
Nunca colocar produtos no local da queimadura como creme dental, pomadas, café, óleos, manteigas, pois só servem para complicar o tratamento correto.
As roupas que estiverem grudadas na pele NÃO devem ser removidas. Isto só deve ser feito pelo atendimento especializado.
Não arranque a pele do local da queimadura.
Não estoure as bolhas, caso elas se formem.

E vamos dançar quadrilha e forró ate amanhecer o dia!!!  E cuidado para não se queimar!

Boas festas juninas para todos!
Willy Rêgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário