Contatos

Contatos

terça-feira, 8 de julho de 2014

Saúde: atraso sistemático no repasse de recursos federais agrava crise financeira e prejudica população do país!

Os repasses deveriam ser transferidos de maneira regular e automática aos Municípios, conforme determinação legal.
Por dois meses consecutivos, o repasse referente ao Piso da Atenção Básica Fixo foi efetuado com atraso. A atitude faz com que a situação financeira atualmente enfrentada pelos Municípios se torne ainda mais grave. Os recursos, no valor de aproximadamente R$ 403 milhões mensais, eram repassados às contas da prefeitura até o dia 10 de cada mês.

A Confederação Nacional de Municípios explica que o Ministério da Saúde é o órgão responsável por repassar o valor aos entes municipais. Entretanto, no mês de maio e de junho, os Municípios receberam os recursos somente no último dia útil dos respectivos meses, recursos esses destinados às ações e aos serviços de assistência básica.

Os repasses deveriam ser transferidos de maneira regular e automática aos Municípios, conforme determinação legal. A maioria dos Municípios utiliza esses recursos para o pagamento de servidores da atenção básica de saúde, e o atraso traz transtornos às administrações municipais.

A CNM alerta aos gestores municipais de que poderá haver novos atrasos nos repasses dos recursos da atenção básica e lamenta a situação, tendo em vista que causa prejuízos no atendimento à saúde dos cidadãos mais carentes do país.

Foto: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário