Contatos

Contatos

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Distúrbios do sono podem causar sérias doenças; conheça alguns deles!

Um sono profundo e ininterrupto pode contribuir para um melhor desempenho físico e profissional.
Ele previne a obesidade, controla a hipertensão e o diabetes, diminui fortemente os riscos de doenças cardiovasculares, fortalece a memória e melhora o desempenho físico, o desempenho no trabalho e até o humor. Sono não é apenas gostoso e revigorante, como também faz bem para a saúde. Por outro lado, dormir menos do que o recomendado (de seis a oito horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite pode causar vários malefícios ao organismo.

Uma boa noite de sono está relacionada a bons níveis de pressão arterial e de diabetes. Isso porque o repouso adequado contribui para que a pessoa tenha menor resistência à insulina, ajudando no controle da diabetes. Além disso, é durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos.

Um bom sono também diminui a chance de ocorrer acidentes vasculares cerebrais (AVC), ataques cardíacos e doenças cardiovasculares, pois equilibra a produção de hormônios e substâncias químicas no organismo.

O sono também ajuda a prevenir a obesidade, pois neste período, o organismo produz mais leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, e menos grelina, hormônio do apetite, contribuindo para a prevenção da obesidade.


Além disso, dormir bem ajuda a memória, contribuindo para que ela absorva melhor as informações do dia a dia. Isso porque é durante o sono que ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, e o cérebro faz sua limpeza das impurezas produzidas pela atividade neuronal realizada durante o dia, além de consolidar as novas informações.

Um sono profundo e ininterrupto também contribui para um melhor desempenho físico e profissional. Enquanto repousamos o organismo produz o hormônio GH, responsável pelo crescimento e que também ajuda a manter o tônus muscular, a evitar o acúmulo de gordura, e até mesmo a combater a osteoporose. Dormir bem ainda ajuda a reduzir o estresse e aumentar a capacidade de concentração e atenção, melhorando o desempenho no trabalho.

Chris Bueno
Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário