Contatos

Contatos

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Saúde: Mais de 2 milhões de crianças devem ser vacinadas contra hepatite A em todo o Brasil!

A medida integra as ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais.
A vacina contra a hepatite A será ofertada para crianças na faixa etária de um e dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS). A meta, com a participação direta dos Municípios, é imunizar 2,8 milhões de crianças, no prazo de um ano.

O objetivo é prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença, no país, para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.

Segundo o Ministério, o investimento para a compra de 5,6 milhões de doses foi de R$ 111 milhões. E foram distribuídas 1,2 milhão de doses a Estados e Municípios.

A vacina começa a ser ofertada neste mês em 12 Estados: Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Em agosto, mais 12 Estados receberão as doses: Amazonas, Amapá, Tocantins, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Janeiro, Santa Catarina e Pará. A partir de setembro, a vacina estará disponível em todo o Brasil, com a chegada em Roraima, São Paulo e Paraná.

Para o início da vacinação, Estados e Municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo. A data para início da vacinação será definida por cada Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário