Contatos

Contatos

sábado, 9 de maio de 2020

Riacho da Cruz completa 58 anos de emancipação política!

Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre em 1962 tornando-se independente
Neste sábado, 9 de maio, o município de Riacho da Cruz, no Oeste Potiguar, completa 58 anos de emancipação política. Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre, através da Lei nº 2.764, conquistou sua emancipação política e tornou-se um município do Rio Grande do Norte em 1962.

HISTÓRIA
A história do atual município de Riacho da Cruz, localizado na porção oeste do estado do Rio Grande do Norte, começa a partir do surgimento das primeiras explorações agrícolas, às margens do riacho Forquilha. No século XVIII, o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, junto com os senhores Bento Carneiro, Manoel Rodrigues Taborda e Matias Lima, eram os proprietários das quatro sesmarias que lá existiam.

Algum tempo depois, teve início o povoamento do local e seu consequente crescimento, tanto populacional quanto econômico, de base voltada exclusivamente para a agricultura. Mas o crescimento se deu em um processo muito lento e que durou muitos anos. Finalmente, em 9 de maio de 1962, por força da lei estadual nº 2.764, Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre e tornou-se município do Rio Grande do Norte. O nome faz referência a uma cruz fincada na beira do riacho Forquilha, indicando uma sepultura cristã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário