Contatos

Contatos

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Saúde de Viçosa continua realizando atividades educativas nas escolas do município!

Objetiva é promover atividades de avaliação antropométrica, educação e alimentar
A equipe do Programa Saúde na Escola realizou juntamente com a Nutricionista Márcia Nascimento, na Escola Estadual Pedro Martins Fernandes, orientação nutricional para uma alimentação saudável, com intuito de prevenir futuros problemas alimentar que possam vir a acometer os adolescentes futuros adultos como o enfrentamento a Obesidade.

O trabalho da Secretaria de Saúde através do PSE, objetiva promover atividades de avaliação antropométrica, educação alimentar e nutricional e incentivo à prática de atividades esportivas para alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Na primeira etapa foi realizada a avaliação antropométrica dos alunos e, a partir da análise do Índice de Massa Corporal (IMC), serão selecionados aqueles com sobrepeso e obesidade. Em seguida foi realizada orientação nutricional através de panfletagem e abordagem verbal com os adolescentes da referida Escola, contendo 10 passos para uma alimentação saudável para adolescentes explicados pela nutricionista para que os alunos pudessem tirar todas as dúvidas.


O PSE foi concebido como um programa capaz de reunir condições singulares para suprimir vulnerabilidades que coloquem em risco a saúde dos educandos e, por conseguinte, o processo de ensino e de aprendizagem.


10 passos para uma alimentação Saudável para Adolescentes


- Para manter, perder ou ganhar peso procure orientação profissional;
- Fazer 5 ou 6 Refeiçoes ao dia, café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia, sempre com os lanches intercalados saudáveis;
-Tente comer menos salgadinhos de pacote, pipoca de pacote, refrigerante, biscoito recheados, sorvetes e doces, miojo e outros alimentos instantâneos;
-Escolha frutas, verduras e legumes de sua preferencia para iniciar uma reeducação alimentar;
-Comer feijão todos dias;
Procure comer arroz, pães e massas todos os dias, porém, sem exageros;
-Procure tomar leite ou derivados todos os dias;
-Evite o consumo de refrigerantes, sucos de caixinhas, suco em pó e bebidas alcoólicas, preferindo os sucos naturais e água;
-Movimente-se! Não fique horas em frente a TV e computador, procure praticar algumas atividade física (Andas de bike, nadar, caminhada, corrida ou jogos de futebol)


- Escolha alimentos saudáveis pra levar nos lanches da Escola e nos momentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário